Recent Tube

Chaval receberá caminhão-caçamba através do PAC

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará, realiza nesta segunda-feira (23), às 11 horas, solenidade de entrega de 24 caminhões-pipa e 30 caminhões-caçamba provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Na oportunidade também serão entregues equipamentos e projetos que irão beneficiar diretamente o produtor rural. O evento contará com as presenças do Governador do Estado, Cid Gomes e do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Juntos, Governos do Estado e Federal investiram mais de R$ 13 milhões na aquisição das máquinas, beneficiando 64.121 agricultores familiares. Serão 24 municípios contemplados com caminhões-pipa, são eles: Alto Santo, Aracoiaba, Araripe, Aratuba, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Cariré, Choró, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Ipu, Jaguaretama, Lavras da Mangabeira, Madalena, Massapê, Milhã, Mosenhor Tabosa, Paraipaba, Santana do Cariri, Tabuleiro do Norte e Tarrafas.

Trinta municípios serão atendidos com caminhões-caçamba: Acarape, Antonina do Norte, Carnaubal, Catunda, Chaval, Forquilha, Frecheirinha, Groaíras, Icapuí, Ipaporanga, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Jaguaribara, Marco, Meruoca, Milagres, Miraíma, Moraújo, Pacujá, Palhano, Paracuru, Pindoretama, Porteiras, Quixeré, São João do Jaguaribe, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Tururu e Umari.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou a importância dos novos equipamentos para os municípios que sofrem com a estiagem no Estado. “A entrega desses equipamentos representa um marco histórico de contribuição do Governo Federal para estruturar os municípios na convivência com o semiárido”, coloca.

Segundo o delegado federal do MDA no Ceará, Francisco Sombra, o Governo Federal já investiu no Ceará cerca de R$ 133,545 milhões em equipamentos no Ceará. “Nós já entregamos 518 equipamentos no Ceará, e até o final deste ano, novos equipamentos serão entregues para os municípios que não foram contemplados neste momento”, informou.

Projetos Produtivos

Ainda durante a solenidade, serão beneficiadas associações de agricultores familiares de diversos municípios do Ceará com projetos produtivos como Mandallas, Casas de Farinha, Biofábricas de composto orgânico, tanques de resfriamento, entre outros.

O secretário Nelson Martins destacou ainda que 2013 foi um ano positivo na execução dos projetos produtivos da SDA. “Apesar da seca, nós conseguimos atender bem os municípios com os projetos produtivos que estão garantindo a convivência dos homens e mulheres do campo com a estiagem”, afirmou.

Informações do http://www.ceara.gov.br/