Uma série de pesquisas feitas em65 nações pelo WIN, coletivo dos principais institutos de pesquisa do mundo, revelou que o Brasil é um dos 12 países mais cobiçados para se morar. Na opinião dos entrevistados, isso se deve ao crescimento econômico na última década e a boa imagem cultural do país.
No ranking dos lugares mais sonhados por quem não está feliz na terra natal, o Brasil é o único da América Latina, o único Bric (grupo formado por Brasil, Rússia, China e Índia) e a única nação ocidental em desenvolvimento que figura na lista. Também foi mencionado como um ótimo destino para moradia pordois em cada três países onde foi feito o estudo.
A pesquisa, realizada no fim do ano passado, ouviu mais de 66 mil pessoas ao redor do mundo. Todas foram questionadas se gostariam de morar no exterior
caso, hipoteticamente, não tivessem problemas com mudanças ou visto. Ao se posicionarem afirmativamente, foram questionadas sobre qual local escolheriam. Dessa forma, o resultado final acabou mostrando mais sobre a imagem dos destinos do que sobre imigrantes em potencial.
Os mais interessados na imigração para o Brasil são os argentinos: 6% viriam "de mala e cuia" para cá caso tivessem a chance. O país também está entre os cinco mais cobiçados por peruanos e mexicanos.
Os dados coletados pelo jornal O Estado de S. Paulo mostram que os portugueses elencam o Brasil como um país mais atrativo que a Alemanha, os italianos o consideram melhor que a França, os australianos o consideram o segundo país mais desejável e os libaneses acreditam que ele está em posição tão alta quanto a Suíça. Até mesmo no Azerbaijão o Brasil se encontra entre os quatro destinos mais sonhados, passando na frente até mesmo dos Estados Unidos.
Fonte: http://www.opovo.com.br