A Motorola lançará esta semana um celular feito de bambu. O Moto X Bambu chega em edição limitada ao país. Ele custará, na loja do fabricante, R$ 1.499, o mesmo preço que o aparelho comum. Na verdade, é a parte de trás do aparelho que ganhou uma peça de bambu. No lugar do tradicional plástico preto ou branco.
Uma das vantagens do bambu são os padrões naturais do produto. Cada peça é feita num recorte da planta. Mostra os veios e grãos do vegetal. Nenhum aparelho é igual ao outro. A Motorola já tinha lançado nos EUA um Moto X de madeira. O bambu faz parte de um projeto para experimentar novos materiais.
Para fazer o celular com bambu, o maior desafio foi conseguir as mesmas características do plástico. É o que explica o americano Jim Wicks, o designer da Motorola responsável pela idealização e realização desse projeto.
Pode surpreender o uso do bambu nos eletrônicos. Mas o material é uma das melhores opções naturais para substituir o plástico em alguns casos. Ele é usado como base para tecidos desde 2007 para fazer até cuecas. Um designer carioca criou bicicletas de bambu na Dinamarca.
Fonte: Época