Um terremoto de 8,2 graus na escala Richter atingiu o litoral norte do Chile na noite desta terça-feira e provocou o envio de um alarme de risco de tsunami em toda a costa do país.
Segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do tremor, que ocorreu às 20h46, está localizado no mar, a 99 quilômetros da costa na altura da cidade de Iquique. O órgão também informou que o terremoto ocorreu 10 quilômetros abaixo do solo oceânico, o que teria feito com que o evento fosse sentido com mais força.
Os serviços sismológicos do Chile e do Exército local também emitiram alertas de tsunami. De acordo com o jornal chileno El Mercurio, o Escritório Nacional de Emergência do país pediu para que a população deixe preventivamente as regiões costeiras das regiões de Arica, de Parinacota e de Tarapacá. As autoridades calcularam que uma onda de até 1,92 metro poderia atingir a cidade de Pisagua. Os alertas foram emitidos por canais de TV e emissoras de rádio.
Ainda de acordo com o El Mercurio, engarrafamentos passaram a ser registrados nas estradas que saem dessas regiões conforme a população tomava conhecimento do alerta. Também foram registradas quedas de energia, mas a imprensa chilena ainda não reportou danos significativos nas regiões afetadas.
"Reiteramos que a população deve manter a calma e efetue a evacuação de maneira tranquila e ordenada", afirmou Ricardo Toro, chefe do Escritório Nacional de Emergência.
Após o terremoto, foram registradas pelo menos sete réplicas pelo Centro Sismólogico do Chile - uma delas chegou a 5,4 graus. Por volta de 22h o alerta de tsunami foi estendido para as costas do Peru, Equador e Colômbia. Segundo o jornal La Tercera, o tremor também foi sentido na Bolívia.
Em fevereiro de 2010, um terremoto de magnitude 8,8 gerou um tsunami com ondas de 2,6 metros que causou danos na costa do Chile e provocou o envio de alertas para mais de 50 países.
Informações da Veja
0 Comentários
Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.