Recent Tube

Opinião do leitor | "Novos cidadãos chavalenses" versus "O cidadão chavalense"



Observemos...

A foto mostra, em primeiro plano, dois novos cidadãos chavalenses, o Vice-governador do Estado Domingos Gomes de Aguiar Filho e o  Deputado Estadual Sergio de Araújo Lima Aguiar(a outra Excelência é o presidente da UVC) que foram agraciado pelo título de cidadãos chavalense, na semana passada. Enfim... Não iremos questionar se merecidos ou não. A opinião pública, ao longo da semana, manifestou-se pelas redes sociais, ruas, botecos e etc.

Observado a foto, percebe-se a ausência da população chavalense no plenário da Câmara (como de praxe). O salão está repleto de rosto desconhecidos, exceto por um... Observe o senhor de bermuda com camisa verde lá no fundo olhando vagamente para o lado, ele é Tadeu Durval, O poeta. Ele sim é o retrato fiel do cidadão chavalense. Sempre o vejo pelas ruas chavalenses com seus cordéis dentro de um saquinho. Homem de poucas palavras, porém de uma sabedoria popular típica dos poetas, em especial os cordelistas sertanejos, que fazem da simplicidade do dia a dia a matéria prima para sua arte. Sim ARTE! arte de fazer cordel (poesia) sem fórmulas, sem a métricas dos críticos. Há tempos ele pede apoio das autoridades para publicar e/ou evidenciar seus cordéis, no entanto, ele ainda precisa vender de mão em mão seus folhetos.

Tadeu Durval é cidadão assíduo na Câmara, sempre que vou ele está lá, sentado no cantinho do plenário. De vez em quando pede a palavras, fala sobre seus cordéis, ausência de apoia à cultura etc. Entretanto, ninguém leva a sério. O que é cultura, o que é cordel, o que é poesia, para um bando de ignorantes? diriam.
Lamento, só lamento que precisemos exaltar "os outros" enquanto esquecemos os nossos cidadãos que são moldados a nossa semelhança, pecam sobre o mesmo sol escaldante refletido das pedras; que tem o mesmo cheiro de sal...

"A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado." - André Malraux - 

Marcello Silva , acima de 'tudo', chavalense.  
marcsantosilva@gmail.com

Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários