Recent Tube

Funai divulga vídeo de primeiro contato com índios isolados no Acre

A Funai (Fundação Nacional  do Índio) divulgou nesta terça (29) imagens do primeiro contato com índios que vivem isolados no Acre, na região fronteiriça entre o Brasil e o Peru.

O encontro entre isolados e a equipe da Funai aconteceu no dia 30 de julho em uma aldeia de índios ashanikas, perto do município de Feijó, segundo o G1. O contato com a equipe da Funai é intermediado por um índio da tribo ashanika (de bermuda), que entrega aos novos conhecidos um cacho de bananas. Como forma de retribuição, o grupo de índios isolados entregou um jabuti ao ashanika.

Imagens dos índios isolados divulgadas pela Funai (Foto: Divulgação/Funai)
Mais adiante, é possível observar os isolados pegando objetos da aldeia ashanika, como um machado e roupas sujas. No dia seguinte eles foram levados com gripe, provavelmente devido à contaminação das roupas dos ashanikas, à base da Funai.
Ali, ficaram em quarentena por cerca de 15 dias. Havia uma grande preocupação de que o vírus da gripe se espalhasse pela aldeia já que, devido ao isolamento, o sistema imunológico do grupo é muito suscetível a doenças. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o coordenador geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Funai, Carlos Travassos, disse que os índios serão vacinados contra a gripe nos próximos dias.

A denominação "povos indígenas isolados" se refere a grupos que não têm relações permanentes com sociedades indígenas ou não-indígenas. Eles podem ter ferramentas de metal e objetos encontrados na floresta ou furtados de moradores próximos, mas não mantém contato constante com ninguém de fora do grupo.


Fonte:Meio Norte



Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários