Recent Tube

Denúncia | Obras do governo do Piauí se utiliza da única fonte de água que abastece comunidade da zona rural Chaval/CE

Um fato intrigante ocorre às margens do Rio Ubatuba (Divisa de Chaval/CE e Luis Correia/PI) na altura da comunidade de Porção. Segundo moradores da região, as empresas que estão realizando a obra de pavimentação asfáltica da estrada que liga o povoado São Domingos ao Brejinho, no município de Luís Correia, estaria se utilizando da água do Rio Ubatuba, única fonte desse recurso para a população daquela região. Uma vez que, devido a este período de estiagem, pouca água ficam armazenadas em pequenos poços (poças) ao longo do rio. Informações repassadas por populares indicam que dois desses poços (poças) já estaria seco devido  a essa retirada de água, deixando as comunidade desabastecida de água, bem como a liquidação total dos peixes e todo ambiente aquático. 

Uma dessas comunidades seria São João da Praia que teve um desses poços esvaziados. Em seguida essa retirada de água migrou para outra comunidade chamada de Capivara, onde também secaram o poço que abastecia aquela comunidade. Agora as bombas estão posta no único poço que abastece a comunidade de Porção/CE e os moradores estão preocupados com as consequências se este poço vir a secar. Segundo os moradores, além da água que é utilizada para os afazeres doméstico, lavagem de roupa, beber animais, também há uma grande biodiversidade ás margens do rio que depende dessa água. Sem falar que prejudica  própria continuidade de reprodução dos peixes, tendo em vista, que todo final de ano fica, neste poço uma grande concentração dos peixes que se reproduzem no ano seguinte com as chuvas de janeiro.

Outro fator observado pelos moradores foi a destruição da mata ciliar do rio para que se pudesse pôr as bombas, bem como, construir uma estrada que levasse os carros-pipas até bem próximo da água.
  



Mais fotos: Clique AQUI

Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários