Recent Tube

Um pouco sobre a Pescaria Artesanal de Linha de Chaval

Nesse domingo (28) aconteceu a décima sexta edição da tradicional Pescaria Artesanal de Linha, mas o gostinho para nós da Comissão de Turismo foi o de primeira vez.


Nesse ano a Pescaria voltou as suas origens, voltou a ser organizada pela população, que nessa ocasião, foi representada pela “Comissão de Turismo”, que é um grupo de pessoas dos mais diversos segmentos: Empresários, artesãos, artistas, universitários, funcionários públicos e outros mais, todos com um proposito e um sonho em comum: O desenvolvimento turismo de nossa cidade.

Claro, esse evento não poderia ser feito só com força de vontade, o apoio financeiro é e sempre será importante, nesse evento não foi diferente.

Além da Prefeitura, que nos ano anteriores tinha ficava com toda a responsabilidade sobre a realização do evento, e nesse deu o seu apoio através da contratação das atrações da festa dançante, contamos também com a ajuda de muito patrocinadores, empresários Chavalense e "não-Chavenses" que acreditaram na seriedade do nosso trabalho. (Em breve vamos divulgar aqui uma prestação de contas e um agradecimento especial e exclusivo para os nossos apoiadores, aguardem :)

Agora vamos falar um pouco sobre o que rolou na Pescaria!

Logo pela manhã, aconteceram as finais do Campeonato de Golzinho Adulto e Infantil, que foi organizado pela Secretaria de Esporte, na pessoa do Sec. Ítalo Pacheco e o Sr. Renato Melo.

Por volta do meio dia, deu-se inicio a grande novidade dessa edição: A Pescaria Nova Geração. Essa disputa foi criada para frisar que nossa cultura não está morta, que nossas crianças ainda carregam esses traços culturais da nossa terra, que a Pescaria Artesanal de Linha ainda resiste apesar do tempo e da modernidade dos dias de hoje. O próprio nome "Nova Geração" foi sugeridos pelos pescadores da categoria principal, que dessa forma, afirmam que essas crianças vão continuar esse legado e serão os competidores de amanhã.

Lá pelas 16 horas o grande momento começa a acontecer, as canoas com os nossos competidores valentes e fiscais astutos começam a chegar.

Logo após o desembarque dos pescadores e fiscais, a contagem dos peixes começa e e contagem regressiva para descobrir o nome dos três campeões também!

Clique aqui e veja imagens da Pescaria Artesanal de Linha de Chaval

A contagem foi demorada, nós ainda somos abençoados com uma grande fartura de peixes no nosso Rio Timonha, estamos cientes que alguns anos atrás tínhamos muito mais, mas mesmo assim não podemos ser mal agradecidos, a natureza ainda é generosa com a gente, vamos colocar em nossas cabeças que temos que preservar. Ok?

Na medida em que os peixes eram contatos, os pescadores levavam eles para um local onde nossa cultura ia renascer: A cozinha da Barraca da Peixada Comunitária. Isso mesmo, aquilo que já foi uma das grandes atrações das pescarias de outrora voltou. A divisão dos peixes. Existe algo mais comunitário e emblemático que isso? Só faltou o pão né?

Já a noite, por volta dás 19 horas, a premiação começou. Os competidores, os astros dessa festa, subiriam ao palco para receber a suas recompensas pelas suas grandes habilidades pesqueiras.

Enquanto a premiação acontecia a peixada foi servida, durou pouco tempo depois que os primeiros copos começaram a ser servidos. Era impossível resistir a uma porção de cultura quente e deliciosa.

O evento foi encerrado com festa (dançante), mas a verdadeira festa estava nos corações de todos que se esforçaram para que esse evento acontece, de todos que resistiram, por mais que os pessimistas dissessem que não era possível angariar fundos e organizar um evento como esse em apenas quinze dias.

Parabéns a todos os integrantes da Comissão de Turismo de Chaval, parabéns a todos os patrocinadores e colaboradores desse evento. Vocês deram uma injeção de animo na cultura e no turismo Chavalense!

Confira a seguir os vencedores da XVI Pescaria Artesanal de Linha de Chaval

Clique para ampliar



Escrito por Welligton Magalhães, Membro da Comissão de Turismo, com orgulho!



Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários