Recent Tube

01 de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS

Em 01 de dezembro celebramos o “Dia Mundial de Combate à AIDS”, essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos. 

Não existe um dia exato sobre quando começou a transmissão do vírus, alguns estudos apontam o ano de 1930, na África Central. Na década de 60 a 80, surgiram diversos casos de doenças que ninguém sabia explicar, com os pacientes geralmente apresentando sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer e pneumonia, porém somente em 1981 que a AIDS foi reconhecida, sendo apresentada por muitos homossexuais, nos Estados Unidos. 

Diversas vidas foram perdidas em função da destruição do vírus, muitos jovens morreram, a doença não escolheu profissão, cor, idade ou sexualidade.
Na época diversos mitos foram criados, isso abalou o psicológico de uma sociedade que estava perdendo seus entes queridos para uma doença que ninguém sabia a origem. Muitos resultaram em preconceito, quem tinha o vírus não podia interagir na sociedade sem que outros olhassem feio e até mesmo os evitassem, poderíamos até dizer que na ocasião quem estivesse infectado com a doença, estavam sentenciados a morte ou isolamento. 
Hoje com todo o avanço da medicina e até mesmo com menos preconceito da nossa sociedade ainda precisamos evoluir, mas não podemos negar que a população tem aprendido cada vez mais sobre a doença e que mitos como “não toque na mão de um aidético”, dificilmente são ouvidos por aí.
Apesar de toda evolução infelizmente ainda não existe a cura do vírus, porém um fator positivo nessa situação, é possível viver até a velhice com a AIDS, caso seja feito o tratamento correto. Logicamente a medicina ainda continua em uma busca avançada sobre o que pode ser feito para a cura, por isso devemos nos cuidar, pois uma doença como esta causa diversos danos físicos e psicológicos não só no infectado, mas também em sua família. 

Uma das condutas mais importantes que devem ser adotadas é o uso do preservativo. A proteção ainda é a única chance de barrar a entrada do vírus em seu organismo. Outros cuidados como machucados nas mãos ou na boca, agulhas de injeção, também requerem cuidados, pois podem facilitar a transmissão.
Nossa sociedade já possui um pouco de consciência sobre o assunto, mas ainda sim todo o debate é válido, pois todos podem desfrutar do prazer com responsabilidade.

Não nos interessa explanar dados, números científicos de aumento ou decréscimo de dados do HIV e da manifestação da AIDS e sim ativar a consciência das pessoas que há a necessidade de prevenir e saber se controlar sexualmente, ou seja, usar sempre o preservativo em todas as situações sexuais seja homem ou mulher.

Erradicando o vírus, impedindo que sua transmissão aumente, juntamente com os progressos da medicina, temos um longo caminho a trilhar e assim celebrar o dia 01 de dezembro, como o dia da vitória contra a AIDS. 


Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários