Recent Tube

Dica do dia | Como baixar a febre sem medicamento

Olá amigos, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, mas ontem tive um dia daqueles... Passei o dia com febre alta e dores pelo corpo, sintomas causados por uma forte gripe. Mesmo tomando antitérmico a febre não passava. Já estava começando a ficar preocupado, quando resolvi pesquisar se tinha algum modo caseiro de aliviar a febre, foi quando achei esse artigo no site do Dr. Draúzio Varela. Confira.


VEJA CINCO DICAS PARA BAIXAR A FEBRE SEM USAR MEDICAMENTOS

Basta notar algo de estranho na saúde dos filhos para que a mãe leve uma das mãos à testa dos pequenos, meça a temperatura e diagnostique com precisão: febre.

A quentura corporal, junto com sintomas como fraqueza, dor nas juntas e cabeça, perda de apetite, boca seca e desidratação, entregam o estado febril, nada mais que um reajuste no hipotálamos, que tem entre suas funções agir como um termostato, controlando a temperatura do organismo.

A temperatura do corpo humano é ajustada para manter os órgãos internos a 37°C, mas quando o organismo tem de combater algum agente que o agride, como vírus ou bactérias, podem ser liberadas substâncias que agem no termostato, fazendo-o elevar essa temperatura dois ou três graus acima do valor habitual.

A questão sobre a febre ajudar na defesa do organismo ou ser apenas um efeito incidental é controversa. Há pesquisadores que acreditam que o aumento da temperatura acelera algumas reações imunológicas e afetam a atividade de alguns agentes infecciosos; outros afirmam que a principal função da febre é alertar para uma agressão ao organismo, mas seu benefício na defesa em si é pequeno, por isso o melhor é tomar medidas para baixá-la.

A pediatra Athenê Mauro, coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, área de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, explica que mesmo a temperatura que separa o estado normal do febril não é consenso. “A forma mais confiável de medir a temperatura é aquela tomada por via oral ou retal. Em crianças, a maioria classifica como febre a temperatura retal acima de 38°C, mas alguns consideram febre temperatura retal acima de 37,7°C ou 38,3°C. A temperatura axilar varia de 0,4°C a 0,8°C menor que a temperatura retal”.

A maior parte das pessoas recupera-se de febres comuns naturalmente com o tempo conforme o sistema imunológico atua. Mas como o estado febril traz sintomas desconfortáveis, muitos apelam para medicamentos desnecessariamente. A pediatra Athenê listou cinco dicas simples para auxiliar na regulação da temperatura corporal sem o uso de remédios:

Compressas
* Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Mas lembre-se: caso o paciente se queixe de muito frio e se sinta mal em contato com a umidade, não faça as compressas, isso pode piorar o estado dele.

Alimente-se
*Para cada elevação de 1ºC na temperatura corporal, o consumo de energia é 12% maior que o habitual, portanto, alimente-se adequadamente. Faça uma dieta leve, com alimentos de fácil digestão, para que o organismo não queime muita energia tentando digerir a comida.

Repouse
* A febre acelera os batimentos cardíacos (para cada grau levado há aumento de 15 batimentos por minuto), o que provoca maior gasto de energia. Por isso, é importante repousar e evitar sobrecarregar o organismo com atividades físicas. Isso não significa que a pessoa precisa ficar 24h deitada. Basta não se esforçar em excesso e descansar o máximo que conseguir.

Tome banho
* Aquela velha dica de tomar banho para abaixar a temperatura também é válida e verdadeira, desde que não seja uma ducha gelada. Embora a água fria realmente ajude a diminuir a temperatura, ela acaba aumentando a frequência cardíaca, que já está acelerada por causa da febre. Então, a dica é deixar água morna escorrer por bastante tempo sobre o corpo, o que contribui também para o relaxamento, .

*Não se esqueça de beber bastante água. Além de hidratar o corpo, que costuma perder água durante a febre, o líquido auxilia na regulação térmica do organismo. (Veja o original aqui)

Eu segui essas dicas e minha febre baixou. Principalmente a parte das compressas frias.

Vale lembrar que febre persistente sem motivo aparente deve ser comunicada ao médico. No meu caso, eu não por que já sabia que era gripe.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários