Recent Tube

A arte de transformar músicas | Falando de Música



Olá amigos leitores e admiradores da boa música, tudo bem com vocês? Espero que sim! Aqui estamos para mais um texto da coluna Falando de Música. Hoje eu vou confessar para vocês uma coisa que gosto de fazer e que chega a ser um vício.



Sou viciado em "cover's", mas não é qualquer cover, gosto daqueles que dão uma nova roupa para a música e transformam elas de tal jeito que fica até difícil de lembrar da original.

Considero isso uma arte, a arte de transformar a arte e outra arte, mais arte ainda!


Só uma nota explicativa: Versão cover, ou simplesmente cover, é uma regravação de uma canção previamente gravada. Muitos músicos tocam covers como forma de tributo a quem a gravou pela primeira vez.

As vezes passo horas no youtube pulando de vídeo em vídeo escutando covers de músicas que acabei de conhecer. As vezes por que não gostei muito da levada original ou simplesmente para saber como outras pessoas exploram a letra e musicalidade da canção original.

Vou mostrar para vocês alguns vídeos que encontrei por acaso em umas dessas buscas por versões diferentes, e que acabaram se tornando presença certa nas minha playlists.


Tributo Belchior - Ainda somo os mesmos.

Começo essa lista com um combo de um CD inteiro de releituras de músicas do Belchior, um dos músicos mais emblemáticos da Mpb. As músicas, do CD alucinação, foram regravadas por um elenco de novos nomes da cena indie brasileira, reunidos pelo jornalista carioca Jorge Wagner. O CD se chama "Ainda somos os mesmos". Confira a seguir.



Vai um pagodinho ai?

Vanguart toca "Cilada", isso mesmo, a do Molejão!
O vídeo a seguir faz parte de um projeto chamado #AoVivoNoJardimDeInverno. Além do Vanguart, outras bandas também fizeram versões de músicas bastante conhecidas.




Clique aqui para ouvir todas as versões feita no #AoVivoNoJardimDeInverno

Banda Dona Joana tocando Zezé de Camargo e Luciano no Som Barsil.
Essas três músicas a seguir são versões fantásticas de músicas dessa dupla sertaneja tão conhecida. A minha preferida é "Saudade Bandida" :)




(Bônus) Banda Dona Joana fazendo xaxado-rock com Baba da Kelly Key, dá pra acreditar?





"Se Essa Orquestra Fosse Minha" faz carnaval com "Xote das Meninas".
A banda Se Essa Orquestra Fosse Minha foi convidada para participar do projeto Cover Flow, no qual diversos grupos fazem releituras completamente diferentes de canções já conhecidas pelo público. A versão escolhida foi "Xote das Meninas", em ritmo de carnaval, para homenagear o centenário de Luiz Gonzaga (em 2013).



Clique aqui https://www.youtube.com/user/FestaCoverFlow e acesse o canal Cover Flow, tem vários cover legais lá.

Nenhum de Nós tocando Jorge Aragão.
No disco Pequeno Universo a segunda melhor banda gaucha de todos os tempos (em outra postagem digo qual é a primeira) regravou esse sucesso do sambista Jorge Aragão. A versão ficou muito boa, escutem ai!



Para fechar com chave de ouro, falando em cover, não podemos não citar Boyce Avenue.
É muito dificil escolher um cover no canal dessa banda, então clique na imagem e acesse o canal deles, tem cover para todos os gostos.

Esses não são todos os covers que gosto, são os que me vieram na cabeça agora. Espero que tenham gostado de algum desses covers! Caso não tenham gostado, postem nos comentários os seus preferidos!

Até a próxima postagem!


Escrito Por Welligton Magalhães | Clique aqui e veja as postagens anteriores dessa coluna

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários