Recent Tube

Nave Progress se desintegra ao entrar na atmosfera sobre o Oceano Pacífico

A nave espacial não tripulada Progress, em queda livre rumo à Terra desde que os operadores russos perderam o controle há uma semana, se desintegrou no começo da madrugada desta sexta, ao entrar na atmosfera, sobre o Oceano Pacífico, segundo a agência espacial russa.

Em comunicado, a Roskosmos informou que "a nave Progress M-27M deixou de existir às 5h04 de Moscou (23h04 de quinta, em Brasília) de 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera ocorreu sobre a parte central do oceano Pacífico".

A cada ano, três ou quatro naves Progress viajam até a Estação Espacial Internacional (ISS) para transportar material. Em 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave de transporte de material deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis. 

Foi confiada a uma comissão de inquérito determinar as circunstâncias do incidente, que parece ter ocorrido no momento da separação entre a nave e o foguete, segundo o vice-presidente da Roskosmos, Alexander Ivanov.

Além do material, a Progress também transportava uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em 1945, em Berlim. Ela seria utilizada pelos astronautas russos da ISS para celebrar o 9 de maio, data que marca a vitória aliada contra os nazistas na II Guerra Mundial. 

A perda da nave de carga vai custar cerca de 500 milhões de euros, mas não põe em risco a tripulação da ISS, que tem reservas para vários meses. Uma nave de abastecimento Dragon, da empresa norte-americana SpaceX, deve chegar à ISS a partir de 19 de junho.

Informações do ZH Notícias


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários