Recent Tube

Você sabe o significado da música Lanterna dos Afogados? | Falando de Música

Olá amigos, vamos falar um pouco sobre música?

Eu sempre fui fascinado por letras de músicas, principalmente aquelas que não tem um significado tão obvio. Gosto de tentar interpretar a letra e tentar descobrir o que o compositor queria transmitir. Infelizmente, não é sempre que o compositor esclarece o sentido da música em alguma entrevista, mas existem exceções.

Vi o texto a seguir na minha timeline nessa manhã e não hesitei em clicar. Não sei se a entrevista citada realmente é verídica, mas vi sentido no possível significado da músicia Lanterna dos Afogados.

Você sabe o significado da música Lanterna dos Afogados?


Uma das maiores bandas de rock nacional, Os Paralamas do Sucesso são conhecidos por fazerem músicas agitadas, mas a capacidade de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone é tão grande, que músicas mais calmas e lentas são feitas e tocadas de forma primorosa, Lanterna dos Afogados é um exemplo, uma música triste, que se tornou o hino paralâmico.

Em uma entrevista a revista Vinho Magazine, Herbert declarou que a música surgiu em 10 minutos, enquanto andava de moto com sua namorada. “Certa vez, saí com minha namorada para jantar. Sentei na moto, ela começou a conversar, mas pedi que ela não falasse mais nada, porque estava com a melodia e a letra na cabeça. Quando chegamos ao restaurante, em Ipanema, o garçom veio saber o nosso pedido. ‘Papel e caneta, rápido’, foi o que eu pedi. Naqueles dez minutos de moto, da minha casa até o restaurante a música foi composta”, disse o compositor.


A letra fala sobre as mulheres dos pescadores que saem para pescar e nem sempre voltam para casa. O risco é frequente e as mulheres ficam aflitas, rezando e torcendo para que possa ver seu marido de novo. Para essas mulheres a noite é longa e , mesmo sabendo que todos os dias é a mesma rotina, o medo sempre está presente. Essas mulheres ficam nos faróis, esperando seus maridos.

O nome Lanterna dos Afogados vem de um capítulo do livro “Jubiabá”, de Jorge Amado. O capítulo retrata o bar Cais do porto, onde as mulheres dos pescadores esperavam os seus maridos com lanternas, para ajudá-los a achar o caminho certo.

A letra é real e retrata a vida de muitas pessoas, somente gênios do nível de Herbert Vianna conseguiria escrever a história em apenas dez minutos.

“Uma noite longa, para uma vida curta, mas já não me importa, basta poder te ajudar!”


Espero que tenham gostado, qualquer hora venho aqui de novo falar um pouco mais sobre música!


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários