Recent Tube

Artigo | Dê um real, mas não dê confiança - Pádua Marques

Quem é que nesta vida e aqui em cima da terra nunca teve um vizinho, um conhecido, parente ou colega que passou e abusou dos limites da sua honestidade ou da sua boa vontade que levante o dedo. Digo isso pra quem gosta de andar em mercado, praça, feira de domingo enfim, em qualquer ajuntamento onde tenha muito caboclo. Porque caboclo é bicho pra gostar de movimento. Ele gosta desses lugares cheios de desocupados que ficam vendo apresentação de vendedor de pílula-contra ou pomada de andiroba pra toda sorte de queimadura, reumatismo e machucado. 

E até vendedor de romance, que é como se chamava folheto de cordel mais antigamente ou ouvindo cantoria de embolada tipo Castanha e Caju e mais ainda vendo as estripulias sem graça do palhaço Bob na praça da Graça. Quem é que nunca por ter dado confiança pra aquele vizinho que vem conversar fiado e encompridar assunto de toda ordem ou veio pedir por empréstimo um pouco de café, um analgésico, um jornal velho pra forrar a casinha do cachorro, a cama do gato ou a gaiola do passarinho se viu depois constrangido, que levante os cinco dedos da mão. 

Porque se existe coisa mais desagradável é quando alguém lhe abusa da boa educação, do seu tempo escasso e da sua civilidade. É a mesma coisa de dar trela pra menino que o pai ou a mãe vive dizendo e se gabando pra todo mundo que ele é inteligente e coisa e tal pra fazer isso e mais aquilo. Aí ele começa a dizer ou fazer saliência. É a mesma coisa de dar confiança pra macaco em zoológico. O bicho salta daqui e dali e de acolá, se coça todo, pula e faz um monte de caretas e quando, até parece de propósito, vê mulher, mocinha e criança, fica sem modos e acaba fazendo coisas e sendo inconveniente.

Pois foi justo o que ocorre e ocorreu com o PT de Lula e de Dilma Rousseff. Foi fazendo uma coisinha aqui e outra ali. Foi contando uma piada e todo mundo achando graça e todo mundo batendo palmas mais lá na frente. Foi adoçando o bico com esta ou aquela coisa mais acolá. Então o PT achou de dar aquela do menino traquino. Pois este partido fez igual ou pior que aquele vendedor de corda lá do mercado de São José. Vendeu a corda aqui bem baratinha, coisa de dois reais a braça e, apontou, assim como quem não quer nada, mais lá na frente aonde você poderia encontrar o tamborete pra se enforcar. 

Agora anunciam bilhões de reais pra investimentos e pelo o Nordeste vai receber um pedação desse tamanho do bolo. Depois de todo mundo ficar sabendo que o Brasil está feito o dono daquela quitandinha sebosa lá do Pindorama. Que passou a vida vendendo fiado um mercado de querosene, sabão, cachaça, bolacha fogosa, tiquira do Magu, botão pra camisa, feijão quebra-cadeira, pilha pra lanterna, elástico pra calção de menino, manjuba seca e farinha branca em rua que tem supermercado. 

O Brasil está quebrado. Feito aquele camarada que lhe emprestou dinheiro e na ocasião disse que você não se preocupasse que era coisa entre amigos. O Brasil agora está no chão e vai levar um tempo e muito mais pra se levantar. Feito jogador de futebol do Parnahyba que leva uma porrada no meio das pernas. Naquele lugar.

*Antonio de Pádua Marques - Escritor e Jornalista


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários