Recent Tube

A Bolsa caiu, e agora? | Seu Dinheiro

Ibovespa cai 3%! A Bolsa está derretendo! Este foi o pior mês de Junho nos últimos dez anos pra Bolsa! Esse ano a Bolsa acumula uma queda de 30%! Nenhuma das frases anteriores é verídica. Mas títulos como esses são frequentes em momentos adversos do Mercado Financeiro.

A maioria das pessoas pensa que os cenários citados anteriormente são os piores possíveis para o investidor de renda variável. No imaginário dos leigos, a Bolsa em queda significa prejuízo e noites mal dormidas para os investidores, o que está longe de ser verdade e você entenderá o motivo.

A primeira coisa a ser esclarecida é que o noticiário econômico foca seus comentários no IBOVESPA, que é uma cesta composta pelas ações mais negociadas na Bolsa. Cada empresa tem um peso diferente no Índice. Quando o jornal avisa que o IBOV está caindo 3%, é bem provável que existam ações caindo 5%, enquanto outras estão se valorizando 2% e, na média, o Índice está desvalorizando 3%. Se você tiver investido na ação que está subindo 2%, pouco importa se o Índice está caindo, concorda? Afinal de contas, você não investiu no IBOVESPA, mas em uma ação específica que está se valorizando. Pra você é isso que deve importar e nada mais.

O segundo ponto que precisamos deixar claro é que, se você for um investidor com horizonte temporal de longo prazo, mesmo que o valor das suas ações estejam em queda, você não deverá se abalar, pois sabe que esse sobe e desce faz parte do mercado. Do contrário, a queda no preço das ações pode representar uma ótima oportunidade para você aumentar seu patrimônio, investindo nas mesmas empresas que já investe, porém, pagando bem menos por ela do que pagou antes.

Por último, é importante lembrar que muitos investidores alocam seu capital baseado na Análise Técnica, aquela onde se define o investimento a ser feito a partir da análise de gráficos e indicadores técnicos. Para esse tipo de investidor, é possível apostar tanto na alta quanto na baixa de algum ativo, portanto, é possível que ele, além de não estar no prejuízo, talvez até esteja lucrando com a desvalorização de alguma empresa.

Independente do seu perfil de investidor, uma coisa é certa: a queda da Bolsa pode trazer excelentes oportunidades tanto no curto, quanto no médio e longo prazo. Para isso, você precisa ter uma estratégia bem definida e que te possibilite aproveitar esses revezes do mercado. Quer seja para especular e lucrar com a queda de algum ativo, quer seja para comprar algum papel por um preço muito mais baixo do que você compraria, caso a Bolsa estivesse em alta e não em baixa, é importante saber como se beneficiar dos momentos ruins do mercado. Afinal, na hora da bonança, todo mundo ganha dinheiro, mas na hora que a coisa aperta, é que se separam os grandes

investidores daqueles medianos. Se quiser ter sucesso nos seus investimentos, é bom se preparar para as quedas, pois, mais cedo ou mais tarde, elas virão!

O autor: Samuel Magalhães é Consultor Financeiro, Palestrante e Fundador do Portal www.invistafacil.com.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários