Recent Tube

Grupo "Raizes do Nordeste" de Parnaíba conquistam 3º lugar em competição internacional de dança

O Grupo Cultural Raízes do Nordeste, de Parnaíba, no Litoral do Piauí, conquistou troféu de 3º lugar na categoria danças populares da 23ª edição do Passo de Arte, realizado em Indaiatuba, São Paulo. O evento teve início na sexta (10) e segue até o dia 19. O grupo foi o único do estado e Nordeste a concorrer nessa categoria.

Para serem escolhidos, os bailarinos passaram por seletivas regionais, seleções em festivais credenciados e escolha por dvd. A programação do Passo de Arte também inclui outras modalidades como sapateado, jazz, dança contemporânea e ballet clássico. As apresentações acontecem no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI).

Segundo Fabiana Reis, coreógrafa do Raízes do Nordeste, a conquista do terceiro lugar na categoria danças populares classificou automaticamente o grupo para a edição do Passo de Arte de 2016. “São quatro anos de classificação consecutiva”, comemora.

Além da coreógrafa, outras onze pessoas integram o Raízes do Nordeste: as bailarinas Alyne Santos; Clarice Silva; Alyane Neves; Diovanna Azevedo; Débora Viana; Fernanda Reis; Tatiana Reis; Yelane Silva; Flavia Suzane, Nathan Sousa e Rosiane Theóphilo na coordenação.

Sobre a coreografia
O maculelê de acordo com algumas lendas tem origem afro-brasileira e indígena.
Simula uma luta tribal usando como arma dois bastões chamados de esgrimas, com os quais os bailarinos desferem e aparam golpes no ritmo da musica. Maculelê é muito comum em grupos de capoeira.

De São Paulo para Joinville (SC)
A maratona de apresentações não para com o Passo de Arte. Após a apresentação em Indaiatuba, o grupo O Grupo Cultural Raízes do Nordeste, segue para Santa Catarina onde participa da 33ª edição do Festival de Dança de Joinville.

Novamente a coreografia Maculelê será mostrada no palco. Ela ficou entre os 172 trabalhos escolhidos dentro da Mostra Competitiva na categoria Danças Populares Sênior.

De acordo com Fabiana Reis, dentro da categoria danças populares sênior 20 coreografias foram reprovadas, 13 escolhidas apenas para se apresentar em Palcos Abertos e somente cinco foram aprovados para a mostra competitiva, sendo o Grupo Cultural Raízes do Nordeste uma delas.

Fonte: G1
Foto: Rosy Theófilo/Arquivo Pessoa

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários