Facebook Twitter Google RSS

Chavalenses participaram da 3º Reunião Ordinária do "Conselho da APA Delta do Parnaíba"


Foi realizada no SESC Praia, no município de Luís Correia/PI, nos dias 15 e 16/09 a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da APA Delta do Parnaíba. Estiveram reunidos os conselheiros dos três estados que compõe o território da APA, Piauí, Ceará e Maranhão. Chaval tem três entidades representadas neste conselho: Secretária de Desenvolvimento Rural - Karina Veras; Colônia Z- 24 - Seu Ezequias Santos e Sindicato dos Trabalhadores Rurais- Batista de Carvalho.


Durante todo o primeiro dia de reunião os conselheiros discutiram as modificações apresentadas pela Comissão responsável em fazer/propor as alterações no Regimento Interno do Conselho do ano de 2007, qual a CIA esteve contribuindo nas discussões pelo sócio e conselheiro Luciano Galeno.

Deste modo, todas as modificações e retiradas de texto do Regimento Interno foram discutidas ponto a ponto pelos conselheiros presentes, e, por fim, sua aprovação pelo plenário do Conselho. Os conselheiros consideram importante a atualização desse instrumento, pois normatiza e diz o papel dos conselheiros, do Órgão Gestor (ICMBio) na figura do presidente do conselho, objetivando cada vez a melhor gestão da Unidade de Conservação da APA Delta do Parnaíba.

No segundo dia de reunião, foi feito a apresentação de como se deu a construção do Acordo de Pesca no Estuário do Estuário dos rios Timonha e Ubatuba (PI/CE). Momento feito pela CIA representada pela coordenadora de Projetos Francinalda Rocha e pelo ICMBio, pela analista ambiental, Patrícia Claro, onde elas apresentaram uma linha do tempo e detalhes de como aconteceram os encontros de Pesca no decorrer dos anos 2010 a 2012, com a participação dos pescadores dos municípios de Cajueiro da praia (PI), Chaval e Barroquinha, no estado do Ceará. No presente momento o referido Acordo está em fase de análise para sua aprovação pelo ICMBio Brasília e publicação oficial.
A experiência apresentada tinha como objetivo levar os conselheiros a refletirem a importância da união e da possibilidade de trabalhos coletivos para desenvolver ações que possibilitem a gestão da unidade de Conservação, diz a chefe da APA, Silmara Erthal.

Por fim, o Instituto Tartarugas do Delta, através dos seus técnicos apresentaram os resultados do Projeto Biomade para os conselheiros, falando da importância da conservação e cuidado com a biodiversidade da APA Delta do Parnaíba, e de sua importância como área prioritária para desova de tartarugas marinhas no Brasil.

Próxima Reunião

Segundo Karina Veras, da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Chaval, o próximo encontro está marcado para abril do próximo ano e acorrerá aqui em Chaval/CE.




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada