Recent Tube

Estudantes ocupam Reitoria da UFC e promovem quebradeira


Estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) ocuparam e promoveram quebradeira na Reitoria da instituição no final da tarde desta terça-feira, 1º, após votação em assembleia a favor do ato. Os alunos entraram no prédio, antigo casarão da Família Gentil, localizado na avenida da Universidade, picharam paredes da escadaria do salão principal e danificaram os móveis e utilizaram peças em exposição para bloquear as portas de acesso. Por volta de 19 horas, a Polícia Federal chegou ao local.

A delegada federal Alexsandra Medeiros chegou acompanhada de cinco agentes e entrou no salão para conversar com os estudantes e explicar as condições da ocupação. "Vocês precisam entender que essas coisas precisam ser feitas de uma maneira legal. O prédio foi ocupado de forma ilegal. Vocês fecharam, bloquearam e danificaram a porta, e picharam lá dentro. O movimento deixou de ser pacífico neste momento. Houve dano ao patrimônio público e, obrigatoriamente, a PF tem que ser acionada", disse ela aos universitários. Às 20h, foi dado um prazo de uma hora para que os estudantes se organizassem e entrassem em um acordo. A Polícia não deixou mais ninguém entrar no local.

Após o fim do prazo estipulado pela PF, cinco representantes dos estudantes se reuniram com o vice-reitor, professor Custódio Almeida, e membros da Administração Superior da UFC, além da delegada federal, Alexsandra Medeiros. O deputado estadual Renato Roseno e o vereador João Alfredo, ambos do Psol, também participaram da reunião. Até o momento, o movimento mantém a ocupação, sem acordo com a Universidade.

Movimento estudantil
O ato dos estudantes ocorreu após votação em assembleia a favor do movimento, visto que pela manhã os universitários se reuniram com o com vice-reitor e não entraram em acordo. Na reunião, uma carta com as pautas do Comando de Greve Estudantil foi entregue ao professor, que acertou, segundo a UFC, encaminhamentos com os discentes para as demandas apresentadas. Os alunos negam que a Universidade tenha apresentado uma solução para as reivindicações.

Segundo os membros do Comando de Greve Estudantil, a Reitoria não está disponível para o diálogo. Eles afirmam que a ausência do reitor Henry Campos, que está viajando, é uma ação comum da UFC. "É complicado ter qualquer confiança na Reitoria. É um descaso completo da viagem do reitor, enquanto existe uma greve geral da educação. Essa postura de mandar sempre o vice-reitor ou o pró-reitor de ações estudantis é praticamente o modus operandi da UFC", relataram à reportagem. Os estudantes não quiseram se identificar. Alguns usaram camisas para encobrir o rosto.

Conforme o movimento, uma assembleia geral foi realizada no último dia 19 com a presença de mais de 700 estudantes credenciados da Universidade. No encontro, foi votada e aprovada, por expressiva maioria, a greve estudantil da UFC. Segundo os universitários, as pautas de reivindicação do movimento envolvem o aumento de verbas para a assistência estudantil e um modelo de educação que possibilite a permanência na Universidade.

Além disso, os estudantes querem a ampliação do restaurante universitário, aumento do valor das bolsas, manutenção e ampliação das residências e creche universitária. Eles pedem ainda a abertura de contas da Universidade. De acordo com a Comissão, alunos dos Campus da UFC localizados tanto na Capital, como no Interior, aderiram ao movimento.

UFC critica ocupação
A Universidade afirmou, em nota, que um grupo de pessoas, várias delas mascaradas, arrombou portas da Reitoria, invadiu e pichou o prédio, expulsando funcionários e se apossando do recinto. Segundo a instituição, mesmo diante da atitude violenta, o vice-reitor ainda tentou, novamente, o diálogo com o grupo. "No entanto, os invasores negaram-se ao debate e resolveram prosseguir com a ação, sem apresentar, naquele momento, nenhuma reivindicação à gestão da Universidade", informou o órgão federal de ensino.

Informações do O Povo Online



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários