Recent Tube

Grupo Caju Eco Sustentável realizará segunda ‘Pedala Manatí' em Cajueiro da Praia

A segunda edição do ‘Pedala Manatí', iniciativa do grupo de jovens Caju Eco Sustentável – CES, abre o calendário festivo do aniversário de 19 anos de emancipação política do município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. O evento acontece no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 16hs00, esquina da Praça Matriz, no centro da cidade.

O passeio ciclístico tem como objetivo principal promover a bicicleta enquanto meio de transporte alternativo, viável e ecologicamente correto, contribuindo entre outros aspectos para o bem-estar social.

Público alvo, a comunidade (em geral) e, em especial, escolas da rede pública de ensino participam do processo de mobilização, que tem como ação inicial a realização de um concurso de desenho, com foco nas temáticas transversais do uso da bicicleta – saúde, meio ambiente, turismo, cultura, educação, entre outros.


A proposta visa também a divulgação transversal do “manatí”, o peixe-boi marinho (Trichechus Manatus Manatus), mamífero aquático ameaçado de extinção no Brasil, porém preservado na região graças ao trabalho conservacionista do Projeto Peixe-boi/ICMBio.

Em 2014, a atividade movimentou Cajueiro, trazendo para as ruas a mensagem da responsabilidade socioambiental e da disseminação de valores e atitudes que podem influenciar de maneira significativa na sociedade como um todo. Estudos mostram que o hábito de se pedalar, especialmente nos grandes centros urbanos, diminuem a emissão de gases poluentes para a atmosfera, além de ser uma atividade esportiva que proporciona a manutenção da qualidade de vida, etc.
A Comissão Europeia (2000) diz que os efeitos positivos da bicicleta sobre a saúde e a qualidade de vida excedem de longe os anos de vida perdidos nos acidentes [...] Diante deste fato, cabe à população despertar a prática ciclística de forma a transformar a realidade atual do trânsito brasileiro, infelizmente, caótico.

Para a realização do passeio ciclístico foi procedida à elaboração de uma rota com passagem pelos principais cartões-postais da sede do município. A largada acontece na Avenida Hermínio Caetano (centro) e finaliza na Praia do Cajueiro de baixo, onde ainda acontecem atividades culturais e lanche para os participantes.

O evento conta com o apoio da Comissão Ilha Ativa/Projeto Pesca Solidária; Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia; Base Peixe-boi/APA Delta do Parnaíba; além de empresas da região. 

O CES

A frente da execução do passeio ciclístico, o grupo de jovens local, o CES, desenvolve há mais de um ano inúmeras ações nas áreas da cultura, turismo e meio ambiente.
 
A articulação dos jovens enquanto sujeitos sociais históricos, atuantes na realidade social da qual fazem parte fazem destes os principais agentes construtores de suas identidades. No contexto de perspectivas e sonhos levantados pela juventude cajueirense para a sua cidade, o movimento busca ainda promover ações para o desenvolvimento local e para o fortalecimento do protagonismo juvenil. 

Atenciosamente,

Gilmar Araujo 
Ascom CES/ (86) 981754032



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários