Recent Tube

Opinião | As "Marias" da Penha - C H Nunes



"A minha liberdade não deve procurar captar o ser, mas desvendá-lo."
- Simone de Beauvoir -

Quantas "Marias da Penha" ainda serão agredidas no Brasil, para que tenhamos um país livre da tal obscura violência contra a mulher?

A sociedade brasileira é resultado de união de diferentes formações étnicas, culturais, ideológicas etc. Dentre essas influências, um legado evidente foi o "sistema patriarcal" onde o homem assumiu papel de chefia e liderança da família e dos negócios, tornando-se assim, responsável pelas decisões tomadas. Este 'sistema' colocou a mulher em condição de inferioridade diante da sociedade.

Quebrar essa cultura patriarcal e machista é um dilema histórico que, apesar das mudanças ocorridas no sociedade brasileira, quando a mulher adquiriu direitos civis e sociais equivalentes o homem, ainda é perceptível a discriminação contra o sexo feminino, chegando ao nível degradante da violência física, psicológica, sexual etc.

Ainda é mais triste acreditar que muitas dessas mulheres são vitimadas por pessoas que deveriam zelar pelo seu bem estar: são pais, maridos, irmãos, namorados etc. A mulher brasileira é agredida, espancada e morta dentro do seu próprio lar, tendo seu grito de dor abafado pelo medo de represálias.

A questão da violência contra a mulher é crônico e está enraizada na cultura machista brasileira. As leis e as denúncias certamente ajudarão, entretanto, é preciso educar a sociedade como um todo, acreditando que o princípio dessa educação está em casa e nas escolas, mostrando ás crianças o respeito à pessoa "humana", independente de cor, raça ou gênero.

* C H Nunes - Escritor chavalense


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários