Recent Tube

7 açudes atingem 90% da capacidade máxima no Ceará


As chuvas da última semana, apesar de alagar parte das áreas de risco de alguns municípios, têm dado um reforço significativo aos castigados açudes cearenses. O volume gerado pelas precipitações fez com que sete deles atingissem mais de 90% da capacidade máxima, de acordo com dados compilados pelo Portal Hidrológico do Ceará até a manhã de ontem.

O levantamento, publicado no Portal Hidrológico do Ceará, no entanto, informa apenas as condições do Açude de Colinas, em Quiterianópolis. A barragem está 93,28% cheia, o que representa 3,03 milhões de metros cúbicos dos 3,25 milhões de metros cúbicos de capacidade total.

No Alto Jaguaribe está o único açude sangrando do Estado do Ceará, segundo o Portal. É o Caldeirões, em Saboeiro.

Sobre os outros seis açudes com mais de 90% da capacidade, a assessoria da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), órgão que realiza o levantamento dos dados, afirmou que o setor responsável por mapear os açudes só cumpre expediente na próxima segunda-feira (25), quando, então, deve informar quais são estas outras barragens.

Fim de semana de chuva

Segundo a previsão da Funceme, existem eventos mapeados em todas as regiões do Estado e as precipitações devem ocorrer, inclusive, na segunda-feira (25). As áreas de maior nebulosidade são as do entorno do Jaguaribe e os litorais de Fortaleza e o Leste.

"Essa nebulosidade, deve-se à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - sistema de circulação horária a aproximadamente 12Km de altura) que está próximo à região Nordeste do Brasil, padrão observado nos últimos dias", detalha relatório da Previsão Diária do Tempo postado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O boletim informa, ainda, que choveu em 84 municípios de anteontem para ontem, sendo a maior precipitação registra da em Santa Quitéria (77mm). Em Fortaleza, foram registrados apenas 28mm. O baixo volume não causou muitos danos na cidade, conforme a Defesa Civil.

Informações do Diário do Nordeste


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários