Recent Tube

Artigo | Tubo de pasta de dente em casa de pobre - Pádua Marques

Estou pra ver coisa pra sofrer mais em casa de pobre do que tubo de pasta de dente. Porque se existe coisa pra viver no aperto é tubo de pasta de dente, assim da metade pra frente. Principalmente em casa que tem muitas crianças, tanto meninos quanto meninas. E eles são de todos os tamanhos e idades, caras, manias. Pretos, brancos, encardidos, louros sararás, que antigamente a gente chamava de fogoiós. Meninos e meninas de rostos alongados ou com cara de china.

Tem menino de olhos agateados, de olhos pretos, olhos tristes e pidões. Menino de canela fina e de orelhas de abano, pés cinzentos. Meninos de calções encardidos e fedorentos a mijo. Meninos que gostam de bulir naquilo que não devem e que está escondido. Meninos que gostam de brincar com fogo ou com faca e facão. Meninos com cara de meninos. Menino de tudo e de todo tipo porque menino não é criação de gente quando está dentro de uma danação.

Mas o tubo de pasta de dente é o objeto que mais sofre toda de manhã em casa de pobre que tem muitas crianças e mais ainda onde a maioria é de menino. Tubo de pasta de dente é bicho pra passar aperto. Todos eles disputando quem alcança primeiro e quem coloca a pasta na escova pra depois saírem correndo atrás de um caneco com água a fim de escovar os dentes lá pra trás de casa. A mãe conhece uma por uma e a quem pertence. Sabe quem escovou e quem não escovou os dentes naquele início de manhã, seja pra ir à escola, seja pra ganhar o dia com alguma lida.

Mas todo esse meu rodeio foi pra contar o aperto que a justiça está dando no ex-presidente Lula nesse negócio da Operação Lava Jato. O metalúrgico metido a esperto e que um dia foi amado e reverenciado por milhões de brasileiros, tido e havido dentro e fora do Brasil como uma celebridade, está agora sendo apertado bem devagarinho pelas garras da justiça feito tubo de pasta de dente em casa que tem muito menino.

Eu começo a acreditar que o juiz Sérgio Moro sabe perfeitamente a extensão dos nove dedos de Lula nesse escândalo da Petrobrás. O juiz tem perfeita consciência da culpa do ex-presidente e de seus companheiros mais próximos. Mas por que Lula ainda não foi diretamente enquadrado, denunciado e preso como Dirceu, Genoíno, Duque, Cerveró e os executivos das maiores construtoras denunciadas?

A resposta é simples. Sendo Lula um homem ignorante, vindo da massa popular, não tem preparo psicológico pra aguentar a pressão de um interrogatório duro da justiça. Meteria os pés pelas mãos e falaria um monte de besteiras implicando ainda mais ele e outras pessoas e instituições, inclusive a companheira presidente Dilma Rousseff. Seria sua desmoralização completa, de seu partido e de sua valente militância.

E mais. Pela sua projeção internacional como liderança de um país dito emergente e cabeça econômica na América Latina, provocaria uma comoção. E é essa comoção, que

o juiz Moro ao que parece quer evitar, que provocaria uma revolta popular sangrenta e com desdobramentos muito danosos pra o sossego democrático nacional.

Então o juiz Sérgio Moro prefere ir apertando o tubo de pasta de dentes pelo fundo. E vai subindo e subindo e aumentando a pressão dos dedos até chegar à ponta rosqueada e por onde sai a pasta pra escova dos meninos. E todo mundo sabe, mas pouca gente para pra prestar atenção, que sempre fica um pouquinho de pasta no tubo antes de ser descartado no lixo. No caso da Operação Lava Jato, lixo do esquecimento público.

E esse restinho de pasta que fica sem uso no tubo é justamente onde está e onde ficou Lula até agora. Porque dentro de mais alguns meses tem início a movimentação política pras eleições municipais em todo o Brasil. O PT vai mais uma vez alardear as conquistas sociais pra justificar mais tempo no poder. E Lula e mais alguns que nunca serão conhecidos neste escândalo da Petrobrás saem bonitinho pra lata de lixo. Escapolem das mãos pesadas do juiz Sérgio Moro como o tubo gasto de pasta de dentes da casa dos meninos.

Pádua Marques - Escritor e Jornalista

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários