Recent Tube

Aprenda como tratar unhas encravas e inflamadas com remédios caseiros


Quando a pele que rodeia a unha aparece avermelhada e inflamada, além de ser incômoda ou dolorida quando tocamos nela, provavelmente estamos sofrendo com uma unhas encravadas, que pode até levar a uma infecção. Confira alguns tratamentos naturais para unhas encravadas.

Neste artigo iremos explicar o que é, porque surge e quais são alguns remédios naturais para tratá-la em casa.

O que são as unhas encravadas?

Quando vemos que a pele nas bordas da unha fica avermelhada ou até infectada, é possível que tenhamos uma unha que se incrustou na carne que a rodeia. O mais comum é que isso ocorra no dedão, mas na realidade pode acontecer em qualquer dedo.

A seguir, iremos falar sobre o motivo para a sua ocorrência.

Por que surgem as unhas encravadas?

Não há uma única causa para as unhas encravadas. Os motivos mais habituais são os seguintes:

Sapatos desconfortáveis que nos apertam e não se ajustam bem, especialmente se praticamos esportes ou fazemos atividades que exigem movimentos ou estar de pé com frequência.

Unhas que não tenham sido cortadas corretamente.

Questões físicas do pé, como deformações ou formas especiais dos dedos, que podem causar uma pressão adicional sobre os outros dedos do pé. É importante ter em mente que algumas pessoas, por questões genéticas, nascem com as unhas dos pés curvadas, grandes demais ou com tendência a crescer para baixo. Por isso, existem pessoas que sofrem com frequência com este problema, apesar de usar o sapato adequado e cortar as unhas corretamente.

Quando ir ao médico?

Ainda que você possa seguir as recomendações de tratamento caseiro e natural que daremos a seguir, as pessoas que sofrem de diabetes, lesões nos pés, tornozelos e pernas ou possuem má circulação nos pés deveriam, primeiramente, consultar um médico, podólogo ou dermatologista. Também é importante ir quando percebermos que há pus embaixo da inflamação, já que as infecções devem ser tratadas o antes possível.

Finalmente, se as unhas costumam encravar com frequência e não encontrarmos a causa, um médico também pode nos ajudar a resolver este incômodo problema.

Tratamento natural


Este é um método caseiro, simples e natural para tratar as unhas encravadas:
  • Submerja o pé afetado em água quente várias vezes ao longo do dia, pelo menos três dias. Deixe-o assim por alguns minutos e depois seque bem o pé.
  • Massageie com suavidade a zona afetada, com a ajuda de um pouco de azeite de oliva ou óleo de amêndoas. Se tivermos tendência a infecções, podemos acrescentar também uma gota de óleo essencial de melaleuca, que possui propriedades antibióticas.
  • Pegue um pouco de algodão ou fio dental, umedeça-o e tente posicioná-lo com paciência debaixo da unha afetada.
  • Quando notar alguma melhora na região, depois de realizar várias vezes este processo, repita estes passos e corte a unha com cuidado, usando um instrumento totalmente limpo e afiado.
  • Corte a unha de maneira reta, deixando-a quadrada e sem recortá-la em excesso. As partes que estiverem mais encravadas devem ser evitadas, para que possam ir melhorando lentamente.
Água de tomilho

A técnica anterior pode ser ainda mais eficaz se, em vez de usarmos somente água, usarmos uma infusão de tomilho.

O tomilho é uma planta medicinal com diversos benefícios. Entre eles, nos ajuda a combater as inflamações, as infecções e alivia a dor, por isso é o remédio ideal para tratar as unhas encravadas.

Iremos preparar uma infusão com um copo de água e duas colheres de tomilho. Ferva durante 5 minutos e deixe repousando por mais 5 minutos. Usaremos esta infusão da forma como destacamos no ponto anterior.

Remédio de limão e sal


Se a técnica anterior não funcionar, podemos tentar também um antigo remédio muito eficaz e econômico, já que só vamos precisar de meio limão e um pouco de sal. Faremos um buraco no centro do nosso meio limão, vamos colocar um pouco de sal marinho e o colocaremos no dedo afetado. Deixe agir durante 20 minutos, e faça isso diariamente até que o dedo fique curado.

Tanto o limão quando o sal atuam como desinfetantes e possuem propriedades anti-inflamatórias.

Informações do http://melhorcomsaude.com/



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários