Recent Tube

11 coisas que acontecem com o corpo da mulher na gestação


1. Pele


Em 90% das gestantes surgem manchas pelo corpo. É que o hormônio melanotrófico age nas células da pigmentação e acelera a síntese de melanina. Calma, isso some em até um ano após o parto. Uma boa notícia? A oleosidade cai e a acne desaparece.

2. Olfato e paladar


O gosto e o cheiro ficam apuradíssimos. Uma hipótese é o aumento da vascularização na boca e no nariz. Outra é que se trataria de um mecanismo de defesa da mãe, antenada nas necessidades do feto.

3. Cabelos


Talvez eles nunca tenham sido tão lindos. A superprodução de estrógeno faz baixar a testosterona, hormônio que afina o fio, facilitando seu desprendimento. Desse modo, dificilmente há queda. Depois do parto, aí, sim, os fios a mais caem bruscamente.

4. Mamas


Elas podem aumentar três vezes de tamanho porque as glândulas mamárias se proliferam, há maior acúmulo de gordura e a prolactina prepara tudo para a produção de leite, que começa depois do parto. Se o bebê pesa 3 kg, consumirá 450 ml de leite por dia.

5. Coluna


Para sustentar o peso extra, o eixo de equilíbrio se desloca e as grávidas mudam a postura naturalmente. A partir do terceiro trimestre, há uma acentuação da lordose. Os ombros são jogados para trás e as pernas ficam mais afastadas.

6. Estrias


Quando o volume de gordura sob a pele aumenta demais, as fibras da derme distendem e podem se romper. Para recuperar a lesão, vasos sanguíneos se formam. Daí as manchas vermelhas que vão cicatrizando e embranquecem.

7. Fluxo sanguíneo


O volume de sangue pode aumentar até 50%, passando de 4,5 para 6,7 litros. É um esforço hercúleo para se adaptar às novas condições e o coração bate mais rápido.

8. Útero


Aqui os números impressionam mesmo: o volume do órgão passa de 90 para 1 000 cm3 perto do parto. E seu peso original aumenta cerca de 20 vezes. A quantidade de tecido se multiplica, deixando a região bem molinha para acomodar o embrião.

9. Sistema digestivo


As paredes do intestino, estômago e bexiga amolecem por causa da progesterona. Isso favorece o acúmulo de líquidos nos tecidos.

Estômago - A pressão do útero sobre o órgão faz com que ele fique comprimido, dificultando a digestão. Ela também é retardada pela secreção de hormônios que causam o enjoo.

Intestino - A retenção hídrica atrasa a passagem do alimento por esse órgão, levando à prisão de ventre.

Bexiga - Mais apertada, explica por que as grávidas fazem xixi com frequência. Sem contar que os rins fabricam mais urina para filtrar o volume extra de sangue.
10. Varizes

A culpa é da progesterona e do estrógeno, que relaxam as paredes das veias e aumentam o risco de dilatação. Quando os vasos se dilatam, suas válvulas ficam abertas e o sangue tende a ficar estancado.

11. Inchaço


A progesterona facilita a retenção de água, enquanto o crescimento uterino comprime a veia cava, no lado direito do corpo. A circulação desacelera e o sangue se acumula nas pernas, pés e tornozelos.

Os hormônios da gravidez 

Estrógeno
Produzido nos ovários e na placenta, é o responsável pelas características femininas.

Progesterona
Produzida nos ovários e na placenta, prepara o útero para receber o embrião.

Gonodotrofina coriônica (HCG)
Oriunda da placenta, estimula a progesterona e o estrógeno.

Melanotrófico
Aumenta a pigmentação de partes do corpo.

Prolactina
Estimula o leite.

Ocitocina
Contrai o útero para a expulsão do bebê na hora do parto e provoca a ejeção do leite na sequência.



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários