Facebook Twitter Google RSS

Funceme reafirma previsão de inverno desfavorável


Todos os anos, o cearense, principalmente o sertanejo, aguarda ansioso pela chegada do dia de São José, padroeiro do Ceará, comemorado em 19 de março (próximo sábado). Segundo a crença popular, se chover nessa data, o inverno está garantido. A Fundação Cearense de Pesquisa e Meteorologia (Funceme), que tem se notabilizado pelo acerto em suas previsões, entretanto, esclarece que não há nenhuma relação entre uma coisa e outra e reafirma a tendência de chuvas abaixo da média em 2016 o que, aliás, vem se confirmando.

Na manhã desta segunda-feira (14), a chuva que atingiu 70 municípios do Estado deu novamente esperança para os cearenses. A maior preciptação registrada pela Funceme foi emSão Gonçalo do Amarante, com 98mm, seguido por Maracanaú, com 79,4mm, e Barroquinha, com 73mm. Em Fortaleza, foram registrados 57,6mm. 

Previsão

No dia 22 de fevereiro último, a Funceme divulgou a sua previsão para março, abril e maio, três últimos meses da quadra chuvosa. Segundo a Fundação, há 70% de probabilidades de o Estado ter chuvas na categoria abaixo da média no citado trimestre. As chances de haver precipitações na categoria em torno da média e de 25% na categoria acima da média e 5%.

"A Funceme respeita a tradição religiosa e o significado cultural das chuvas no dia do padroeiro e esclarece que, do ponto de vista científico, não há correlação entre a ocorrência de precipitações no dia 19 de março com a qualidade da quadra chuvosa", esclarece o meteorologista Raul Fritz. 

Segundo ele, "apesar de haver uma forte crença popular no Ceará de que se chover no dia 19 de março o período chuvoso será bom, do ponto de vista científico, não há correlação entre as precipitações nessa data e a qualidade da estação chuvosa. Há registros de anos em que choveu no dia de São José e a quadra chuvosa ficou abaixo da média, assim como o inverso". 

O equinócio de outono de 2016 acontecerá no próximo dia 20 de março (perto do dia de São José). Ele marca a passagem do sol do hemisfério sul para o hemisfério norte. Se até esta data as condições oceânicas (do Atlântico tropical, principalmente da sua bacia Sul) não estiverem favoráveis (mais aquecidas do aquelas acima do equador), a tendência tende a não ser boa para as chuvas no Ceará relacionadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principall indutor das precipitações da quadra invernosa no Estado do Ceará. 

Fritz cita dois exemplos recentes que mostram a ausência de correlação: em 2012, no dia de São José, choveu em 110 municípios cearenses. Entretanto, a quadra chuvosa foi bastante seca, com somente 302,5mm acumulados nos quatro meses (fevereiro a maio), enquanto a média é de 607,4mm. 

Já em 2009, no 19 de março, houve precipitações em apenas 54 municípios, mas o acumulado da estação de chuvas ficou bastante acima da média, com 977,1mm.
Informações do Diário do Nordeste

Opinião: Juro que não entendo a Funceme. Se inverno está sendo desfavorável, imagine como é um favorável.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada