Recent Tube

Saiba como evitar dores e rachaduras nos seios durante a amamentação


A amamentação é um ato que, segundo especialistas, garante a saúde dos bebês e ajuda a imunizá-los no futuro contra doenças respiratórias, diarreias, doenças crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até osteoporose. Os pequenos devem ser amamentados por, pelo menos, seis meses após o parto. Porém, durante esse período tão importante, as mamães podem sofrer com dores e rachaduras na mama, problemas comuns para diversas mulheres nessa fase.

Segundo o ginecologista Renato de Oliveira, especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, as lesões na mama costumam surgir logo no começo da amamentação, principalmente devido ao excesso de leite, que pode causar distensão e inchaço da região mamilo-areolar. A posição incorreta do bebê ao mamar também pode machucar a mulher. “As lesões mamilares podem dificultar a apreensão adequada do alimento pelo recém-nascido, o que interfere em seu desenvolvimento. Portanto, as mamães devem ficar atentas a qualquer alteração nos seios nesta fase”, explica o médico.

Outros fatores – como clima, resíduos de detergente nas roupas, loções aplicadas na região da mama, sabonetes, talco, produtos para cabelo, desodorante ou perfume – também podem influenciar no ressecamento dos seios. O uso incorreto de bombinhas para extrair o leite também pode causar as rachaduras. “Certos equipamentos, utilizados de forma mais brusca, podem ferir o tecido mamário e romper os capilares”, alerta o especialista.

Para prevenir as lesões ou tratar as rachaduras e dores, alguns cuidados são essenciais. “A mãe deve estar sempre atenta à posição do bebê. O fundamental é que ambos estejam confortáveis e relaxados. Atentar-se para o alinhamento entre o corpo e a cabeça da criança, abdômen do bebê encostado ao abdômen materno e queixo tocando a mama. A criança deve estar apoiada pelo braço da mãe, que envolve a cabeça, o pescoço e a parte superior do seu tronco. A boca precisa estar bem aberta com o lábio inferior invertido recobrindo quase toda a aréola enquanto a porção superior da aréola pode ser visualizada”, orienta.

Se a mãe já estiver com rachaduras, a recomendação do especialista é passar o próprio leite materno ao redor dos mamilos para hidratar e lubrificar a pele. Mudar a posição do bebê durante a mamada também é muito útil. Deve-se evitar lavar os mamilos várias vezes por dia, assim como, evitar cremes e pomadas ditas cicatrizantes.




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários