Recent Tube

O Leão está faminto! | Seu Dinheiro


Dia 29 de abri é o prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda. Mas se você pensa que essa data está longe e vai deixar para fazer tudo de última hora - como todo bom brasileiro - sugiro que repense, afinal, apesar de simples, é preciso muita atenção para não cometer nenhum erro na declaração e evitar entrar na malha fina e ter uma grande dor de cabeça futuramente.

Se você costuma acompanhar noticiários, já deve ter visto, lido ou ouvido alguma matéria que fale sobre as dificuldades financeiras que nosso país vem enfrentando ao longo dos últimos anos. O superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – que fazíamos até um tempo atrás, não fazemos mais. E o pior, além de não poupar, nossos gastos estão superiores a nossa arrecadação. Com um governo tão corrupto e perdulário, o que poderíamos esperar de diferente?

Uma coisa é fato: a Dilma está ávida por dinheiro para conseguir pagar suas contas! E o que isso tem a ver com você que irá declarar seu imposto daqui a um mês? Tudo! Somos nós que financiamos o Brasil, lembra? Em um momento adverso, o governo aumenta ainda mais seu apetite  por angariar recursos e a declaração do Imposto de Renda é um prato cheio para isso.
O leão está mais faminto que nunca! Todo pedaço de carne será muito bem vindo. A fome dos nossos governantes por recursos está grande como há muito tempo não se via. Para tapar o rombo da incompetência e desonestidade é preciso de muitos, muitos, muitos recursos mesmo. Recursos meus, seus e de um país inteiro.

Ao elaborar sua declaração deste ano, é preciso redobrar sua atenção, pois a Receita irá triplicar a atenção dela em busca de qualquer mínimo deslize que você tenha cometido para aumentar a sua arrecadação.

Antes de iniciar o preenchimento da declaração, é importante que você tenha em mãos todas as informações financeiras referentes ao ano passado. Dessa forma, você não precisará parar o preenchimento para ficar correndo de um lado para o outro atrás de papelada nenhuma. Isso pode tirar a sua atenção e desviar o foco da declaração. Não corra esse risco!

A declaração é autoexplicativa. Se você tiver o mínimo de paciência e cuidado, consegue efetuá-la de maneira correta e sem maiores dificuldades. Caso você tenha alguma dúvida, é provável que ela esteja esclarecida no próprio site da Receita Federal no campo de dúvidas mais frequentes.

Caso a sua vida financeira seja muito complexa, você não tenha paciência ou não se sinta capacitado para fazer a declaração sozinho, não exite em pedir auxílio de alguém que possa ajudá-lo, de preferência um contador que o profissional mais indicado para tal.

Sei que para a maioria dos brasileiros, esse é um momento chato, cansativo e que causa um grande stress. No entanto, aproveite que você está de posse das suas informações financeiras para analisar como andam as suas finanças.

O que você tem feito com o seu dinheiro? Seu patrimônio tem aumentado ao longo dos anos? Aonde seus recursos estão investidos? Esse investimento está te dando um retorno satisfatório? O que você pode fazer para melhorar a gestão dos seus recursos?

Procure tornar esse momento burocrático em um momento de reflexão e aprendizado. Seu bolso agradece!

 Fale com o autor: contato@samuelmagalhaes.com.br.

Samuel Magalhães é Consultor Financeiro, Palestrante, fundador do Portal www.invistafacil.com e do instagram @oinvestidor.




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários