Recent Tube

Confira o material do Projeto Pesca Solidária (livros, revista e cartilhas) sobre o Estuário do Rio Timonha e Ubatuba.


O Projeto Pesca Solidária, ao longo desses dois anos, desenvolveu inúmeras atividades nas suas mais diversas áreas de atuação. E como fruto de todas essas ações desenvolvidas, alguns materiais foram publicados para que os resultados obtidos se tornassem acessíveis para as comunidades atingidas pelo Projeto e para o público em geral, interessados no nosso trabalho. Conheça algumas de nossas principais publicações.


Você pode clicar com o botão direito do mouse sobre a capa da publicação ou sobre o nome Download( MB) e selecionar a opção "Salvar link como" ou "Transferir arquivo vinculado como", dependendo do seu sistema operacional.


Guia de Identificação de Peixes do Estuário dos rios Timonha e Ubatuba

O Guia de Identificação de Peixes do Estuário dos rios Timonha e Ubatuba fornece um instrumento prático e acessível para a identificação e conhecimento da fauna de peixes que vive na região. Inclui fotos, descrições e informações sobre a biologia, ecologia e aspectos da pesca de 61 espécies. Download (13.6 MB).



Cartilha Tecnologias Comunitárias

A cartilha traz o relato do trabalho desenvolvido com os grupos de geração de renda que foram implementados no estuário, desde a etapa de discussão e definição do trabalho a ser desenvolvidos pelos grupos até a construção de 12 cisternas, marambaias e os trabalhos de turismo de base comunitária. Download (15.5 MB).



A Pesca no Estuário do Timonha e Ubatuba

A Pesca no Estuário do Timonha e Ubatuba é um livro que apresenta os estudos relacionados à qualidade da água, diagnóstico e monitoramento de peixes, taxonomia e biologia de pescados, captura incidental de tartarugas, aves e peixes-boi. Este saber poderá contribuir com a elaboração do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba e na proposta para a gestão compartilhada dos recursos pesqueiros a ser implantada na região.Download (5.3 MB).



Ictiofauna do estuário dos rios Timonha e Ubatuba

Apresenta a diversidade de espécies da ictiofauna do estuário do Timonha e Ubatuba. Esse é um resultado do trabalho de coleta, triagem e identificação de material biológico. No total, foram identificados 90 espécies estuarinas, entre elas as pescadas, tainhas, camurim, corós, camurupim e bagres, além de espécies raras, pouco conhecidas ou que representam novos registros de ocorrências para o estuário. Download (5.9 MB).




Cartilha Acordo de Pesca do Timonha e Ubatuba

Conta as experiências na criação do Plano de Gestão Compartilhada para o estuário dos rios Timonha e Ubatuba, uma ferramenta essencial na construção participativa de um Acordo de Pesca. Participaram, efetivamente, 440 pescadores, pescadoras, marisqueiras e catadores de caranguejo. Com duração de quase dois anos, o Projeto Encontros de Pesca do Timonha e Ubatuba iniciou no final de 2010 e foi concluído em 2012, com a aprovação unânime do Acordo de Pesca do estuário Timonha e Ubatuba. Download (18.5 MB).


Guia Fotográfico de Aves do Estuário do Timonha e Ubatuba

Guia fotográfico que apresenta as aves estudadas na pesquisa de observação no estuário do Timonha e Ubatuba. O estudo objetivou determinar a sazonalidade, abundância e riqueza de espécies na região, além de coletar dados de anilhas e bandeirolas de outros países e do Brasil. Espera-se contribuir para uma melhor compreensão das rotas migratória e inserir a região do Timonha e Ubatuba no mapa global de áreas prioritárias para conservação de aves migratórias. Download (20.4 MB).


Pesca História: pois, conte outra!!

Pesca História: pois, conte outra!! É uma publicação que traz as histórias contadas pelos pescadores e demais comunitários, em encontros descontraídos e alegres realizados pelo Projeto Pesca Solidária. Por meio desses relatos, lendas e histórias de vidas, as memórias das comunidades são guardadas, valorizadas e divulgadas para a posteridade. Download (25 MB).


Matéria extraída do site do Projeto Pesca Solidária, conforme link abaixo:



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários