Recent Tube

Chavalzada entrevista a artista plástica Dacira Brandão.


O Blog Chavalzada inicia a série de entrevista que fará com os artistas participantes do "II Fazendo Arte Coletiva" que ocorrerá em setembro no Teatro Saraiva em Parnaíba/PI. Vamos iniciar com artista plástica parnaibana Dacira Brandão que é a criadora do evento.


Chavalzada - Primeiramente, me fale um pouco sobre você. Quem é Dacira Brandão? 

Dacira Brandão - Uma menina mulher infinitamente sonhadora, que acredita sempre, sempre no amor, que tem uma fé inabalável, que ama formas e cores, que tem Deus em tudo e ama incondicionalmente a família.

CH - Quando você começou a trabalhar com artes plásticas? 

Dacira - Esse ano faz 16 anos que estou envolvida com a arte mais trabalho à 5 anos somente com isso.

CH - Qual seu estilo de arte e como o desenvolveu? 

Dacira - Sou muito fascinada e apaixonada pelo realismo e fujo um pouco pro abstrato. Meu pai pintava e fazia outras artes também, tinha uma tia que desenhava paisagens, daí nasceu o interesse desde pequena, mais já fiz muitos estilos de pinturas como paisagem e outros, o realismo veio naturalmente já que todas as obras tinha esse seguimento de evolução sem precisar de curso para isso.

CH - Quais são suas principais influências? 

Dacira - Com toda certeza a inspiradora e uma das primeiras modernista Tarsila do Amaral, Romero Britto por suas cores vibrantes e muita vida nas obras, Paulo Frade pelo realismo com pintura a óleo e William Black o maior místico dos artistas ingleses. 

CH - Você já trabalhou ou tentou trabalhar com outros estilos e técnicas, assim como outros materiais e tendências? 

Dacira - Na verdade meu trabalho é muito diversificado, trabalho com pintura a óleo e acrílico em tela, também uso a técnica de reciclagem e acrescento minha arte nas peças transformadas, sou restauradora, faço arte em parede, camisetas, canecas... Estou indo sempre além com minhas pinturas.

CH - Qual sua opinião a respeito das novas linguagens, como a digital? 

Dacira - A linguagem digital é uma das mais fortes demonstrações da sociedade contemporânea onde as pessoas hoje em dia, têm acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muito mais eficácia e rapidez que ontem. 

CH - Em sua opinião, como anda o mercado de artes plásticas no Brasil? Há alguma tendência a melhorar?

Dacira - Infelizmente lento e ainda com uma gritante desvalorização. 

CH - Como sobreviver de arte num país como o Brasil? 

Dacira - Por isso trabalho de uma forma muito ampla pra poder ter um lucro em cima das minhas produções, utilizo de várias matérias, técnicas pra conseguir um lucro eficaz.

CH - Existe algum tipo de patrocínio no seu trabalho? 

Dacira - Patrocínio somente esse ano consegui no meu projeto de II Fazendo Arte Coletiva, exposição de artes visuais que acontece uma vez ao ano, somente.

CH – No geral, como você vê o momento cultural piauiense no dia de hoje? A arte cumpre com seu papel de refletir a sociedade?

Dacira - A cada ano estamos tendo uma evolução à passos lentos mais estamos indo em direção ao objetivo. Fica um pouco a desejar mais estamos evoluindo, a arte está sempre em processo de evolução junto a sociedade.

CH - Você acredita que o povo brasileiro, de modo geral, é desinteressado por arte? Justifique. 

Dacira - Acredito que mais da metade da população sim, visível. Acho que teríamos que levar mais arte as escolas principalmente as públicas, dar oficinas, oferecer momentos de exposições de obras sendo elas gratuitas, cada cidade deveria no mínimo estimular os jovens e crianças ao mundo das artes, e falo de um todo como música, poesia e etc...

CH - Falta Arte nas escolas públicas brasileiras? Qual sua opinião a respeito? 

Dacira - Existe essa disciplina mais com muita pobreza de conteúdo, sempre foi assim! A arte em escolas públicas não são suficientes para um bom desenvolvimento aos alunos e sem dúvidas deixa sim a desejar.

CH - Que conselho você daria a um jovem aspirante a artista plástico? 

Dacira - Que busque, estude e utilize do acesso a tecnologia para pesquisas e cursos gratuitos pra aprofundar nesse meio. Que batalhe e nunca desista no primeiro obstáculo. O sucesso é para todos e principalmente aqueles que corre atrás dos sonhos.

CH - Cite um projeto/trabalho que você mais gostou de realizar e outro que pretende fazer. 

Dacira - Sem dúvidas o meu atual projeto de exposição de artes visuais, II Fazendo Arte Coletiva, é um sonho que saiu do papel a pouco tempo. Vejo o quanto me engrandece e me enche de orgulho. Foi criado pra todo público mais na verdade quando pensei no início de tudo o maior pensamento foi voltado as crianças e jovens carente de arte, pensamento voltado a eles, e teria que ter sempre entrada gratuita e será pra sempre assim.

CH - Já pensou em ilustrar um livro? 

Dacira - Sim e em breve realizarei mais esse sonho! Temos novidades por aí.




Trabalho de Dacira Brandão:


Título: Instrumentos musicais
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 100x100.

Títumo: Família
Técnica: Óleo sobre Tela
Dimensões: 50x50 cm

MDF Customizado.

Mais sobre o trabalho da autora na página: Dacira Brandão


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários