Facebook Twitter Google RSS

Inclua ovos no café da manhã


Ele já foi por muito tempo 'injustiçado' e tido como vilão da dieta saudável. No entanto, o ovo é fonte de proteínas, vitaminas e minerais, além de ter um valor bastante acessível. O colesterol presente na gema é um dos motivos que fizeram muitos terem receio de incluí-lo no prato. Estudos recentes mostram, porém, que trata-se sim de uma boa escolha e importante aliado até mesmo da visão.

Os olhos, quando recebem a luz (solar ou artificial), sofrem uma ação e produzem radicais livres. Presentes na gema, os pigmentos luteína e zeaxantina têm propriedades antioxidantes e se acumulam na retina (na mácula), evitando a oxidação dos olhos. Quanto mais escura a gema, maior a concentração desses carotenoides. Segundo um estudo da Universidade de Massachusetts (EUA), a ingestão de duas a quatro gemas/dia (durante cinco semanas) tem influência significativa contra a degeneração macular. 


Colesterol polêmico
"Na década de 1970, as entidades médicas indicaram uma quantidade máxima/dia de colesterol (300 miligramas). Por conta de o ovo ter boa porção deste esteroide (de 180 a 200 mg), houve uma redução do seu consumo devido ao risco cardiovascular", diz a nutricionista Lucia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil.
Duas décadas depois, novos estudos questionaram o impacto do ovo na saúde do coração. A partir daí, surgiram indícios de que ele, por si só, não aumenta o nível de colesterol. Em 2015, o guia alimentar americano deixou de condená-lo na dieta, enquanto várias pesquisas se detiveram a analisar seus benefícios. "O ovo saiu do conceito de proibido e hoje faz o papel de 'mocinho'. Chegou-se à conclusão de que o consumo de um ovo por dia não aumenta a incidência de doença cardiovascular, por exemplo".
Segundo a especialista em nutrição esportiva, não se deve jogar a culpa dos níveis de colesterol somente no ovo. Com base em sua experiência clínica "há alguma causa anterior que precisa ser analisada. O açúcar tem sido responsável pela inflamação do organismo e por alterações como a elevação do colesterol, principalmente em crianças", explica.
Memória 'tinindo'
Vitamina do complexo B (presente na gema), a colina ajuda no processamento e armazenamento da memória; a acetilcolina (neurotransmissor), possui colina em sua composição.
"A formação do hipocampo (área responsável pela memória) é realizada com colina e os substratos/ neurotransmissores, que são feitos a partir dela", comenta a especialista.
Começar bem o dia
Quem está na luta contra a balança, o consumo matinal de ovo pode ser uma boa opção. Foi o que mostrou pesquisa britânica na qual um grupo de homens foi recrutado para tomar três tipos de café da manhã, sendo um deles incluindo o consumo de ovos.
O estudo concluiu que a quantidade de comida no almoço foi reduzida dentre os que consumiram ovo logo pela manhã. A justificativa para isso, segundo Endriukaite, é o fato de se tratar de um item rico em proteínas e gorduras.
"Quando se consome o ovo no café da manhã há a liberação de hormônios que regulam a saciedade ao longo do dia (ex: insulina). Do ponto de vista da orientação alimentar, ele pode ser incluído em vários momentos do dia. No entanto, engana-se que o ovo pode garantir a perda de peso. É importante prepará-lo com pouco óleo, além de evitar bacon ou outros acompanhamentos gordurosos", concluiu.
Tipo importa?
Não há diferenças nutricionais entre o ovo de galinha caipira e convencional. "No primeiro, encontramos uma gema um pouco mais escura (relacionado a pigmentos como a luteína). As propriedades nutricionais de ambos são as mesmas. O que difere é a forma de tratamento a que a galinha é submetida; como é feita a postura", explica Endriukaite.
Mas se a dúvida for com relação aos ovos de diversos tipos de aves há sim diferenças consideráveis. O de codorna tem mais proteínas que o de galinha, mas quase o triplo em colesterol. O de pata é o mais rico em minerais, porém tem mais gorduras saturadas. Com sabor semelhante ao de galinha e o mais volumoso, o de gansa é vitaminado e possui grande teor de proteínas.



Segunda parte da postagem

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada