Recent Tube

Eleições em 10 dicas: o que você precisa saber antes de votar nesse domingo


Veja um check-list com 10 ações para não ter contratempos no dia das eleições:
1- Fique atento ao horário e saia com antecedência para evitar ficar preso no trânsito. As eleições acontecem das 8 h às 17 h, no próximo domingo, 2 de outubro, em 1º turno, e no último domingo do mês (30), em 2º turno, se houver.
2- Caso não saiba seu local de votação, consulte com antecedência pelo site do TRE-SC.
3- Fique atento, pois em alguns municípios houve alteração no local de votação. Veja aqui se foi o seu caso.

4- É obrigatório levar um documento oficial com foto (como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros);

5- Leve também seu Título eleitoral (não é obrigatório, mas ajuda a localizar a seção de votação e acelera a identificação do eleitor).
6- O eleitor pode usar camiseta, broche, adesivo e levar santinho para votar, desde que não cause tumulto ou caracterize boca de urna.
7- Caso esteja fora do município onde vota, o eleitor deve ir a qualquer seção eleitoral ou mesa receptora de justificativas para justificar a ausência, levando um documento oficial com foto.
8- O eleitor impossibilitado de votar que estiver, no dia da eleição, no próprio município onde vota (domicílio eleitoral), deverá apresentar sua justificativa no prazo de 60 dias a contar da data do pleito, pelo site do TRE-SC.
9- Eleitores do Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina ou São Paulo que estavam no exterior no dia da eleição e ainda não retornaram ao Brasil, ou retornaram há menos de 31 dias, podem requerer pela internet a sua justificativa.

10- Após as eleições, quem não votou nem justificou deve procurar o Cartório Eleitoral mais próximo se precisar de quitação eleitoral.






Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários