Facebook Twitter Google RSS

Quadrilha usa e-mail falso dos Correios para roubar senhas online

Se por acaso você ainda está esperando alguma encomenda que deveria ter chegado para o Natal, cuidado com mensagens de e-mail que prometem "orientações" para você buscar o seu pacote. Criminosos virtuais brasileiros enviam várias mensagens utilizando o nome dos Correios e informações falsas sobre supostos pacotes que você deveria receber.

As mensagens podem exigir que você preencha imediatamente algum formulário ou abra um anexo que supostamente contém mais informações sobre a encomenda. Independentemente do teor do e-mail, o resultado final é sempre o mesmo: o download e instalação de uma praga digital que pode roubar senhas - inclusive senhas de banco - do seu computador.

A coluna Segurança Digital procurou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A empresa afirmou que só envia e-mails por solicitação dos consumidores e que não envia e-mail sobre o rastreamento de encomendas. Os Correios já publicaram uma página de orientação (veja aqui) sobre esses golpes.

Os consumidores podem receber notificações da própria loja que enviou a encomenda (caso tenha sido uma compra) ou através do aplicativo dos Correios, que exige o cadastramento do código de rastreio da encomenda. O aplicativo exibe notificações no celular quando há alguma atualização.

Como essas fraudes são muito frequentes, a coluna Segurança Digital recomenda que e-mails desse tipo sejam completamente ignorados, assim como outros temas comuns de fraudes, entre os quais estão procedimentos judiciais e policiais inexistentes, dívidas falsas e avisos fraudulentos de recadastramento bancário.



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada