Recent Tube

Alerta de forte chuva e possível vendaval no Ceará nessa sexta-feira



O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência e Tecnologia, emitiu, nesta quinta-feira (2), um relatório que alerta para a possibilidade de chuvas intensas em mais de 120 municípios cearenses nesta sexta-feira (3). Segundo o aviso meteorológico, há possibilidade de vendaval, tempestade de raios e acumulado de chuva durante todo o dia.


De acordo com o alerta, que compila dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sete estados serão afetados pela condições meteorológicas previstas para esta sexta-feira. Além do Ceará, Pará, Piauí, Tocantins, Goiás, Maranhão e Amapá devem registrar fortes chuvas durante o dia.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, a intensidade e localização da chuva serão previstas apenas com algumas horas de antecedência e com a utilização de radares meteorológicos. Confira a lista completa de municípios afetados clicando aqui.

Funceme minimiza
Apesar de confirmar os dados do CPTEC, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que o alerta emitido não precisa se transformar em motivo de preocupação para os cearenses nesta sexta, pois segue os padrões apresentados pelo Estado neste mês.

"Março é o período de maior média de chuvas no Ceará. É normal que exista possibilidade de rajadas de vento, relâmpagos e trovões em algumas regiões", informou a Funceme, através de sua assessoria de imprensa. A Fundação também informou que já registrou fortes chuvas em algumas regiões do Estado na noite desta quinta-feira.

Orientação
Em caso de risco ou ocorrência de inundação, enxurrada ou alagamento, a Defesa Civil afirma que os moradores devem seguir as orientações de emergência da sua comunidade, além de desligar a chave geral de energia e fechar o registro de água, manter documentos pessoais, objetos de valor, produtos de limpeza e alimentos em local protegido, levar o lixo para uma área fora do alcance da água, além de tomar uma série de outras medidas, que podem ser conferidas neste link.

A Defesa Civil também pede para que as pessoas avisem imediatamente ao Corpo de Bombeiros Militar (fone 193) e ao órgão municipal de proteção e defesa civil (em Fortaleza, número 190. Em outros municípios, acesse o contato aqui) sobre as áreas afetadas pela inundação e solicitem o auxílio necessário.


Informações do Diário do Nordeste, link




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários