Recent Tube

Resumo da Sessão da Câmara de Chaval | 06.03.17

A seguir você confere um resumo da Sessão da Câmara de Chaval produzido em tempo real. Você pode optar por escutar o áudio da sessão na íntegra clicando aqui.

Nessa segunda-feira, dia 06 de março, aconteceu a quarta sessão da Câmara Municipal de Chaval no ano de 2017.

A sessão foi iniciada com a leitura da ata e logo após, aconteceu a leitura de três requerimentos de autoria do Presidente Francisco da Chagas (Bola): o primeiro solicitando que a Secretária de Saúde providencie a vinda do "Carro Fumacê", o segundo pedindo que o executivo tome providências a respeito do esgoto localizado na Rua Bié Fontenele e o terceiro registrando voto de pesar a família de Francisca Rodrigues da Silva. Todos os requerimentos foram aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Após a leitura dos requerimentos, foi notificado que o prefeito enviou projeto modificando a estrutura do município, criando e alterando alguns cargos.

O Vereador Ítalo Pacheco pediu revisão da matéria, e justificou que pediu visto por que a estrutura já foi votada esse ano e já tem pessoas exercendo as funções citadas no projeto.


A vereadora Patrice Brito disse que o projeto chegou agora mas já tem portaria nomeando pessoas que esse projeto beneficia antes mesmo de ser votado, ela disse que deveriam dar prioridade ao teste seletivo. O pedido e revisão foi votado e aprovado.


Presidente Bola
Referente ao pedido de correção da ata feito pela vereadora Patrcie Brito, o Presidente Francisco das Chagas Lima de Araújo pediu para secretária ler o artigo do regimento interno que trata da correção de atas e logo após colocou em votação o pedido. A maioria dos vereadores votaram e não concordaram com a correção.

A vereadora Patrice disse que a correção na ata que ela pediu, foi para adicionar que o Prefeito prometeu um emprego em plena sessão da Câmara, e não sabe por que não aceitaram essa correção. 

Professora Mocinha
A Professora Mocinha pediu espaço para se pronunciar e afirmou que a APEOC é imparcial, que ela, quanto pessoa física,  tem o direito ter preferências política, mas o sindicato é imparcial, disse que o sindicato tem associados de ambos os  lados, disse que é muito bom criticar pra tentar aparecer, disse que os vereadores deveriam procurar o sindicato para ter informações fundamentadas a respeito da locação. Falou que o sindicato concordou com a locação por estar em desacordo com o plano de cargos e carreiras. Disse que uma administração que passou 20 anos agindo errado é diferente de uma administração que começou agora, disse que quando a administração errar o sindicato vai estar aqui pra denunciar. Disse que apenas uma professora procurou o sindicato. Falou que o sindicato tem advogados para oferecer, mas o sócio tem que procurar. Em relação ao reajuste do piso dos professores, já foi enviado ofício ao prefeito cobrando. Disse que o sindicato tenta negociar, tenta reivindicar antes de levar para justiça. Disse que estão tentando fazer um trabalho de parceria, não sabem se vão conseguir, mas vão tentar. 

A vereadora Patrice Brito pediu para que a Professora Mocinha dissesse o que o Prefeito prometeu pra ela antes da eleição. 

A Professora Mocinha disse que antes da eleição foi feita uma entrevista com os candidatos, no qual o então candidato Dr. Ângelo faltou. Ela disse que o Prefeito se comprometeu com o sindicato em várias reivindicações e que tudo está registrado. Disse que a locação dos professores foi um dos pontos tratados nas reivindicações. Disse que tem coisas que ele pode cumprir logo, mas tem coisas que são a longo prazo. A respeito do piso, ela disse que esteve na Prefeitura e conversou com Secretaria e Prefeito, que disseram que o procurador está elaborando o projeto do piso que será enviado em breve. A respeito do calendário, o sindicato mostrou preocupação. Disse que o secretário apresentou propostas para resolver o problema.


Presidente Bola

O Presidente Bola chamou atenção das pessoas que fazem barulho na Sessão, pediu respeito nesse ambiente, que esse não é ambiente de baderna.

Vereador Nanóia
O vereador Nanoia agradeceu a presença de todos e parabenizou todas as mulheres, principalmente sua mãe e sua esposa.

Junior Cabeção
O vereador Junior Cabeção disse que sofreu um acidente, precisou do hospital e foi bem atendido. Que é preciso criticar, mas saber elogiar quando está tudo ótimo. Disse que fez um campeonato e não recebeu nenhum elogio na Câmara.

Ricardo da Célia
O vereador Ricardo disse que desde que o mandando começou ele não teve uma reunião com o Prefeito, que sabe das coisas pelos vereadores da oposição, que na rua eles parecem baratas tontas sem saber de nada. Disse que não está com raiva e nem criticando, mas queria atenção e interação com os vereadores de situação. Disse que queria reuniões iguais eram feitas na época da campanha. Sobre o seletivo, disse que não consegue entender os resultados, que sua sobrinha foi dormir em 1º lugar e acordou em 8º.

Claudete Pinto
A vereadora Claudete agradeceu a presença de todos, disse que o trabalho do vereador é corrigir, disse que devem cobrar dos secretários quando algo estiver errado, disse que devem cobrar do prefeito caso os secretários não resolvam. 

Ítalo Pacheco
O vereador Ítalo parabenizou os vereadores Nanoia, Ricardo e Claudete por eles estarem defendendo o interesse do povo. Disse que os secretários não escutam nem a justiça, imagine um vereador. Disse que não está aqui pra defender administração passada. Disse que no hospital já faltou médico mais vezes que em quatro anos. 

O Presidente Bola teve que interromper o pronunciamento por causa do barulho causado pelo público, o presidente disse que se o barulho não acabar vai ter que tomar providências cabíveis para que ordem seja mantida.

Fernanda Veras
A vereadora Fernanda disse que acha que o vereador Ricardo não sabe qual o papel dele, disse que estiver com dúvida deve procurar o prefeito, que os vereadores devem ver as coisas erradas e procurar solução. Disse que a única que faz isso é a vereadora Claudete. Disse que é chamada de antipática por fiscalizar todas as repartições. Disse que não faltou médico no Carnaval como o vereador Ítalo falou, pois ela esteve lá. Disse que agora não é como a administração passada, que você não ver o prefeito, disse que o Prefeito é visto todo dia e pode ser encontrado. Disse que o vereador Ítalo não tem moral para falar nada. 

Patrice Brito
A vereadora Patrice disse que a vereadora Fernanda e seu esposo Sebastião participaram das administrações passada e nada faziam, que só agora estão falando. Disse que é preciso esquecer o passado e trabalhar para melhorar o presente. Parabenizou as pessoas que acompanham a sessão e a todas as mulheres. 

Ítalo Pacheco
O vereador Ítalo disse que nunca um Secretário de Esporte fez mais que ele, que ele foi o único que levou a seleção chavalense a ser campeão cearense.

Presidente Bola
O Presidente agradeceu a todos os vereadores que foram a favor dos seus requerimentos, disse que a Câmara vai se resguardar e aguardar o retorno do projeto que foi pedido visto. Disse que o vereador Ricardo foi feliz no seu pronunciamento. Disse que os dois poderes tem que trabalhar em harmonia. Disse que está faltando transparência no município de Chaval. Disse que é preciso que o prefeito converse com os vereadores, pois o prefeito não é eleito sozinho. Disse que é abordado nas ruas e não sabe como responder o povo, por que não tem conhecimentos das "coisas públicas", que só tem conhecimento através de documentos, blogs e portal da transparência. Disse que falta conversar. Que foi vereador de oposição por 8 anos e hoje não sabe o que é.

Confira o pronunciamento do presidente no vídeo.










Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários