Recent Tube

Chineses negociam investimento de US$ 4 bilhões no setor de saúde do Ceará

Foto: Divulgação/SECOM
O governo do Ceará assinou um memorando de entendimento com uma empresa estatal chinesa e com o banco de desenvolvimento do pais asiático, o China Development Bank (CDB), para captar um investimento de US$ 4 bilhões no setor de saúde do estado.

A destinação do investimento chinês seria em construções de hospitais públicos no Ceará, além de reformas em unidades já existentes e captação de equipamentos e medicamentos. Neste fim de semana, o governador do Ceará, Camilo Santana, viaja para a China. Entre os compromissos da agenda está uma reunião com representantes do CDB para tratar de investimentos para o estado.

A assinatura do memorando de entendimento entre o governo e os chineses servem como um acordo oficial em que as partes manifestam interesse no negócio. No entanto, ele ainda não tem a validade de um contrato, que seria o próximo passo da negociação ainda em andamento. O cronograma das obras e as condições de retorno para o investimento não foram definidos.

A empresa habilitada para viabilizar os investimentos é a Meheco Corporation, estatal chinesa da área de tecnologia na área da saúde. Fundada em 1984, a empresa tem 10 mil empregados em todo o mundo.

Roberto Jiao, gerente de projetos da Meheco, diz que a empresa está buscando contatos neste ano para fazer investimentos em diversos estados brasileiros, sendo o Ceará o primeiro a assinar o memorando de entendimento.

Segundo o governo cearense, os financiamentos e parcerias atingiriam não apenas a saúde pública do estado, mas também obras no setor privado do Ceará. Um dos focos é o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), que terá como âncora a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Mais estados e governo federal


Em entrevista por telefone ao G1, os executivos chineses da Meheco disseram, em Pequim, que procuram outros estados para realizar o mesmo tipo de parceria na área da saúde. Jiao indica ainda que a empresa também mira parcerias com o governo federal. “Vamos focar em outros estados, como Amazonas e Minas Gerais. Temos um grande interesse nos estados, e também [parcerias com o governo] federal”.

“Futuramente, vamos procurar mais estados”, complementa a representante da empresa no Brasil, Wang Shu Wei. “A Meheco está querendo levar para o governo do Brasil um grande projeto na área da saúde.”

Os empresários informaram que assinaram memorando de entendimento também com o governador da Bahia, Rui Costa, para realizar investimentos na área da saúde. No entanto, não foi divulgado o valor estipulado para essa negociação. Procurado pelo G1, o governo do estado da Bahia não deu informações sobre o acordo.


O mercado brasileiro

Segundo Jiao, o Brasil é primeiro grande mercado da América do Sul a iniciar negociações de investimentos com estatal chinesa. “Nossa empresa faz negócios com vários países do mundo, como África do Sul, Cuba, Venezuela, Equador. Mas o Brasil é o primeiro país grande da América do Sul, para nós é um mercado importante. Por isso, agora estamos focando muito nesse mercado, queremos fazer muitos negócios e desenvolver o sistema de saúde para o governo do Brasil.”

Questionada sobre a razão de procurar estados brasileiros para investimentos bem na esteira da maior crise econômica já registrada no país – e que atingiu fortemente a situação fiscal dos governos locais –, Wei indica que vê potencial na recuperação da economia.

“Pela minha visão, e eu fiquei trinta anos no Brasil, a economia e os negócios do país têm um futuro muito grande”, afirma. “Para a China, o Brasil é um país muito importante. E vai ter bastante negócio entre esses dois países. Essa é a minha função”, diz Wang Shu Wei.


Fonte: G1














Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.




Se inscreva no nosso canal no YouTube!



Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada



Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários