Recent Tube

Moradores de Chaval passam a contar com Grupo Esperança Viva no combate a dependência química

Foto: Divulgação
Os moradores da cidade de Chaval, no Norte do Estado, agora contam com um grupo de apoio a pessoas com dependência química. O Grupo Esperança Viva (GEV), ligado à Fazenda da Esperança São Bento, instalada no distrito de Patriarca, em Sobral. Esse é o terceiro grupo de apoio ligado à Fazenda São Bento, que conta há oito anos com um GEV em Sobral, e há seis, com outro Grupo na cidade de Tianguá, na Serra da Ibiapaba.


Recuperação

O GEV reúne familiares e amigos de pessoas em recuperação, da Fazenda da Esperança, assim também a quem deseja realizar o tratamento ou sair do vício das drogas. Participam do trabalho, alguns ex-recuperandos, e pessoas que já concluíram seu tratamento e desejam continuar a viver a espiritualidade e o estilo de vida da comunidade terapêutica. Esse é o caso do agente comunitário de saúde Manuel Francisco dos Santos que, após deixar a Fazenda, teve a iniciativa de abrir o grupo na cidade Chaval.

Exemplo

“Terminei meu tempo de recuperação com a expectativa de fazer um trabalho junto à comunidade, pois em Chaval ainda não existia nenhum movimento voltado para ajudar a recuperar pessoas do vício das drogas. Também tinha o desejo de continuar a vivência do Evangelho, como vivi durante todo o ano que passei na Fazenda da Esperança, além de ajudar pessoas como fui ajudado”, explica Manuel, que concluiu seu tratamento no ano passado.

Início

O grupo começou a realizar os primeiros encontros em novembro, reunindo-se em locais improvisados, até contar com uma sede própria, uma casa alugada na rua Major Fiel, próximo à Paróquia Santo Antônio, no Centro. Em cinco meses de atividades, o GEV de Chaval, que leva o nome “Onde há vida, há esperança”, já encaminhou cerca de dez pessoas para a Fazenda da Esperança em Sobral.

“Se eu não tivesse vindo para o GEV, eu não estaria na presença de Deus, uma hora dessas já teria caído. Fortaleço-me a cada encontro”, conta Roésio Silva Costa, 27 anos, um dos jovens que aceitou o propósito de buscar a sobriedade. Ele vai para as reuniões acompanhado de sua mãe, Maria Lucineide Silva. “Aqui aprendemos muito com os momentos de comunhão, compartilhamos o que vivemos, isso fortalece e ajuda a lidar com o desafio de ter em casa uma pessoa que luta para sair das drogas”, comenta a mãe de Roésio.

Amparo

“Os familiares dos acolhidos precisam ser esse sinal de esperança fora da Fazenda”, ressalta o responsável pela Fazenda da Esperança em Sobral, Pedro Farias. Ele destaca a importância da família no processo de recuperação do dependente químico, uma vez que 90% das recaídas se deve à falta de apoio e acompanhamento por parte dos familiares, observa Pedro. “O GEV é um apoio dado aos familiares para que saibam como lidar com os recuperandos que vivem uma luta diária contra as drogas”, completa.

Encontros

Os encontros do GEV em Chaval ocorrem às segundas-feiras, 19h, com recitação do terço e meditação da Palavra de Vida para os voluntários e aqueles que trilham a caminhada de recuperação. Às terças-feiras, o atendimento é voltado aos familiares de acolhidos e a outros públicos, sempre às 18h. “No grupo, não há restrição de idade, religião, condição social, profissão ou estudo”, ressalta Manuel Francisco dos Santos, do GEV de Chaval. Também não é exigida nenhuma taxa de participação.

Grupos Esperança Viva (GEV) da Fazenda da Esperança São Bento
GEV Santa Catarina Labouré (Sobral/CE) – Reuniões às quintas-feiras, 19h30
Local: Auditório Dom Walfrido (Cúria Diocesana de Sobral)
Contato: (88) 9 9962-1833
GEV São Vicente de Paulo (Tianguá/CE) – Reuniões às terças-feiras, 19h
Local: Salão da Paróquia de Santo Antônio
Contato: (88) 9 9621-7537
GEV Onde há vida, há esperança (Chaval/CE) – Reuniões às segundas (19h) e terças-feiras (18h).
Local: Rua Major Fiel, nº 1.057, Centro
Contato: (88) 9 8871-3013


Fonte: Diário do Nordeste / Blog Zona Norte. Link AQUI






Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários