Facebook Twitter Google RSS

Em Itapajé, operação descobre esquema de alteração de notas de alunos para atrair mais verbas

Fraude na Notas em Itapaje

A Delegacia Municipal de Itapajé deflagrou a Operação "Educação do Mal" na manhã desta quarta-feira (9), que mira servidores da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Norte do Estado do Ceará.
As investigações apontam para pelo menos quatro funcionários da Pasta municipal que fraudavam sistemas onde são armazenadas as notas dos alunos da Escola Municipal Padre Manuel Lima e Silva. A apuração apontou que os estudantes, mesmo com rendimento abaixo da média e até reprovações, eram aprovados com notas altas no sistema escolar. 

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na escola alvo da operação; na ocasião, foram sequestrados computadores, boletins e diários de classe dos alunos da escola relativos a 2017. De acordo com o delegado André Firmino, titular da Delegacia Municipal de Itapajé, "as notas estavam sendo alteradas, de maneira que não deveriam haver alunos reprovados".
A investigação começou há cinco meses a partir de uma denúncia anônima e seguia em segredo de Justiça. Durante esse período, diversos professores foram entrevistados, bem como familiares e servidores da Secretaria Municipal do Município.
Segundo André Firmino, as notas dos alunos eram alteradas para constar como positivas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), pertencente ao Governo do Estado, e no cadastro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Eles maquiavam os dados dos alunos, para conseguir mais recursos públicos. Temos informações de estudantes que sequer fizeram provas e, mesmo assim, foram aprovados”, disse
Os servidores da Secretaria Municipal de Educação são investigados pelos crimes de associação criminosa, inserção de dados falsos em sistema de dados da administração pública, prevaricação, condescendência criminosa e exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado.


Informações do Diário do Nordeste


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Se inscreva no nosso canal

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada