Recent Tube

Já comeu frutas hoje? | Por Cristine Veras


As frutas são alimentos essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada. Sabe quando suas unhas ficam frágeis e quebradiças, assim como seus cabelos, a pele cheia acne ou ressecada? Esses podem ser sinais de uma má alimentação/alimentação desequilibrada. Essa má alimentação está causando a carência de algum micronutriente ou você pode não estar ingerindo a quantidade necessária que seu corpo precisa.

As frutas são fontes de micronutrientes e fibras que desempenham funções indispensáveis no nosso organismo.

Os micronutrientes são as vitaminas e os minerais, que nosso corpo necessita em pequenas quantidades. A maioria das vitaminas não são produzidas pelo nosso corpo, sendo necessária a ingestão destas através da alimentação.
Os minerais são produzidos em pouca quantidade pelo organismo e por isso também é necessária a ingestão deles através da alimentação. 

Continua depois do anúncio
Os micronutrientes (vitaminas e minerais) além de serem indispensáveis para manter a pele e cabelo saudáveis, desempenham funções essenciais nos tecidos do corpo humano, como por exemplo construção e manutenção dos ossos, contração muscular, cicatrização, tem função essencial no sistema imunológico, entre outras. 

A deficiência de micronutrientes pode trazer prejuízos ao organismo, podendo causar cegueira noturna, beribéri, escorbuto, raquitismo, doença de Wernicke-Korsakoff, anemias, indivíduos com deficiências de micronutrientes podem apresentar sintomas como falta de concentração, memória prejudicada, comprometimento  da qualidade do sono, da saúde da pele, unhas e cabelos, sensação de fraqueza, fadiga, indisposição, demência, hemorragias e inúmeros outros.

As fibras são partes não digeríveis do alimento encontradas nos vegetais, elas passam pelo intestino intactas e são fermentadas por bactérias benéficas lá no nosso intestino grosso (parte final do tubo digestivo) formando ácidos graxos de cadeia curta. Além de ajudarem na saúde do intestino, em problemas de constipação intestinal, auxiliam no processo de emagrecimento, as fibras dão uma sensação de saciedade por mais tempo (por não serem digeridas), diminuem a absorção de glicose e de colesterol, sendo ótima aliada no tratamento de diversas doenças como diabetes e hipercolesterolemia. Incluir frutas em sua rotina alimentar é dar ao seu corpo o que ele merece. 

Como posso incluir as frutas na minha alimentação?
Coma pelo menos 3 porções de frutas durante o dia (preferencialmente 3 porções de frutas diferentes). Quanto mais colorida for sua alimentação, mais diversidade de nutrientes terá. Você pode consumir frutas como sobremesa ou em lanches, por exemplo: 
  • Lanche 1: Salada de frutas (aqui você pode diversificar as frutas que você mais gosta e costuma comer) 
  • Lanche 2: Frutas com chia, aveia, linhaça ou farinha de banana, 
  • Lanche 3: Frutas com iogurte.

Cada pessoa tem a necessidade energética diferente a outra, assim como objetivos diferentes e consequentemente devem ingerir quantidades diferentes de alimentos. 
Consulte um nutricionista para um plano alimentar individualizado, de acordo com o que você precisa.


Escrito por Cristine Veras, Nutricionista Pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética. Juntos somos mais fortes!

Acompanhe no instagram: www.instagram.com/nutricristine





Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários