Recent Tube

7 curiosidades que você precisa conhecer sobre o Ceará



Créditos da Foto: Pixabay

Terra de gente apaixonada por sua naturalidade, o Ceará é um dos mais belos estados do Brasil, tanto no quesito natural, histórico e carismático. Desses encantos todo Chavalense já sabe, no entanto, existem alguns fatos que somente aqueles apaixonados por esse lugar realmente conhece.


Créditos da Foto: Produtos do Cearenses

Pensando justamente nisso, o Chavalzada separou 7 curiosidades sensacionais que todo cearense, sejam os nascidos nesta terra ou os adotados de coração, vão amar saber. Confere só!
Continua depois do anúncio





Terra da Luz

O Ceará carinhosamente foi apelidado de "Terra da Luz" e isso não foi por acaso. Dentre tantas versões a quem diga que esse nome está relacionado ao sol que todos os dias deixa as paisagens e o clima mais encantador, no entanto, devido ter sido o primeiro estado do Brasil a abolir a escravidão, um jornalista chamado José do Patrocínio tenha homenageado e nomeado como a luz para os outros.




Créditos do Vídeo: Italo e Renno

Nomenclatura

Até mesmo o nome desse estado vem é derivado de algo belo. A nomenclatura "Ceará" vem da palavra "siará", que em tupi-guarani significa "canto da jandaia", a melodia de uma espécie de papagaio que durante muito tempo era comum na região, que apesar de pequeno emite cantos que encantam aos que ouvem.
Créditos da Foto: Casa dos Pássaros

Brasão

Créditos da Foto: Site Estados e Capitais

A bandeira do Ceará se assemelha a do Brasil, tendo como deferente apenas o símbolo central, que na desse estado é um brasão com significados interessantes, dividido em quatro quadrantes simbolizando a fogo, ar, água e terra. O sol, o farol do Mucuripe, a serra, o pássaro, o mar, a jangada, o sertão e a carnaúba são as figuras presentes que fazem analogia aos elementos da natureza bem caracterizam esse estado.

Rodovias Estaduais

Diferente de muitos outros estados, ao percorrer as rodovias do Ceará, encontra-se placas indicando a quilometragem no mesmo formato do brasão que leva em sua bandeira.
Créditos da Foto: Juventude Cariri

Top 3 Estado Mais Ricos do Nordeste

Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) baseados no PIB Bruto do Brasil até fevereiro de 2018, o Ceará está situado na 12° posição dentre todos do Brasil. Na região nordeste perde apenas para Bahia e Pernambuco, se destacando graças ao turismo e setores de serviços.
Créditos da Foto: Pixabay

Fortaleza

De todas as capitais do Brasil, Fortaleza é a que possui a maior densidade demográfica, tomando também como base os estudos do IBGE e está no “Top 5” das mais populosas do país.


Créditos do Vídeo: One Man Wolf Pack

Personagens Famosos

Muitos cantores, compositores, instrumentistas, produtores, poetas e principalmente humoristas são naturais do Ceará, como é o caso de Fagner (Óros), Belchior (Sobral), Chico Anísio (Maranguape), Wesley Safadão (Fortaleza), Bráulio Bessa (Alto Santo), Tom Cavalcante (Fortaleza), Falcão (Pereiro), Renato Aragão (Sobral), Seu lunga (Juazeiro do Norte) e outras figuras famosas Brasil afora.
Créditos da Foto: Pixabay

Sensacional não é mesmo? Agora sim você é um "Cearense Raiz" conhecedor de fatos únicos e marcantes desse maravilhoso estado abençoado por Deus. Confira outras curiosidades em nossos site e aproveite o melhor do Ceará!

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Se inscreva no nosso canal no YouTube!


Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários