Recent Tube

Governadores do Nordeste assinam documento que cria consórcio entre estados



Foto: César Hipólito/TV Mirante

Os governadores dos nove estados do Nordeste se reuniram nesta quinta-feira (14) em São Luís, para assinar o protocolo que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

A união entre os nove estados prevê o desenvolvimento em diversos projetos, além da parceria econômica, política, infraestrutural e educacional entre as unidades federativas. O Consórcio Nordeste deve atuar em dez pontos principais.

Pela manhã, os nove governadores se reuniram a portas fechadas no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, para discutir alguns pontos estratégicos do consórcio. A assinatura do documento foi realizada durante o Fórum de Governadores do Nordeste.

Estiveram presentes no encontro, os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); do Piauí, Wellington Dias (PT); do Ceará, Camilo Santana (PT); do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); da Paraíba, João Azevedo (PSB); o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB); de Sergipe, Belivado Chagas (PDT) e da Bahia, Rui Costa (PT).

Durante a assinatura da protocolo, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) foi escolhido como primeiro presidente do Consórcio Nordeste, com mandato de um ano. O acordo entre os nove governadores definiu que a cada ano, será feito um rodízio no grupo.

Os representantes de cada estado também assinaram uma carta conjunta que fala sobre o consórcio, mas também cita o posicionamento da região com temas em debate no Congresso Nacional, como a Reforma da Previdência e mudanças no Estatuto do Desarmamento.

O texto diz que as armas servem apenas para aumentar a violência e são citados como exemplos, os casos do assassinato da vereadora Marielle Franco em março de 2018 e do massacre em uma escola de Suzano (SP) ocorrido nesta quarta-feira (13). Na carta, os governadores prestam sua solidariedade às famílias das vítimas do massacre. Veja a carta na íntegra.




Consórcio Nordeste


A criação do Consórcio Nordeste prevê a parceria conjunta dos nove estados do Nordeste em dez pontos. O acordo permitirá, por exemplo, o intercâmbio de estudantes, apoio na segurança pública dos estados, parceria em obras de infraestrutura e a realização de compras conjuntas, buscando a diminuir o preço de produtos e serviços.

Confira todos os pontos:


Mais economia: compra conjunta de produtos ou serviços contratados entre os estados;

Cooperação: busca tornar o processo de cooperação interestadual mais eficiente, principalmente na ajuda de um estado para outro em casos de emergência, por exemplo;

Vender mais: juntos, os nove estados vão poder melhorar as condições de exportação dos produtos produzidos;

Força política: o consórcio representa busca maior peso nas decisões nacionais;

Atrair investidores: a união dos estados vai poder definir linhas de atuação conjuntas para atrair mais investidores;

Intercâmbio estudantil e profissional: devem ser feitas parcerias e ações entre os estados na área de educação;

Projetos conjuntos: o consórcio vai integrar a infraestrutura dos nove estados e a iniciativa busca utilizar os recursos públicos da melhor forma possível;

Troca de tecnologia e conhecimento: a união vai permitir a circulação, troca de informações, conhecimento e tecnologia entre os estados, de maneira acelerada;

Criação de fundos: o consórcio poderá criar diversos tipos de fundos para facilitar financiamentos e obtenção de recursos;

Parques industriais e polos tecnológicos: a união vai permitir a reunião de indústrias e empresas para reduzir custos e incentivar a geração de emprego

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários