Recent Tube

Nível do Rio Coreaú sobe mais de três metros e ameaça invadir Granja

Foto: Matheus Ferreira/TV Verdes Mares
O nível do Rio Coreaú subiu e para evitar alagamentos a prefeitura de Granja, na Região Norte, autorizou na manhã desta quarta-feira (3) que quatro comportas da barragem do rio fossem fechadas. Granja teve a maior chuva do Ceará entre 7 horas desta terça-feira (2) e 7 h desta quarta-feira (3), com 118,2 mm.


A Defesa Civil municipal coloca sacos de areia como medida preventiva de evitar alagamentos. A água do rio já invadiu algumas plantações em fazendas. Pontes e passagens molhadas já estão interditadas. A Defesa também monitora os pontos de alagamentos da cidade.

A preocupação da prefeitura no momento é com os moradores que residem próximo ao rio nos bairros Barrocão e Lagoa Grande.

De acordo com a prefeitura, o nível subiu três metros e 20 centímetros. Caso chegue aos quatro metros, a cidade será inundada.

A última grande cheia do Rio Coreaú em Granja ocorreu em 2009. A água invadiu residências e alagou ruas e avenidas. Várias famílias ficaram desabrigadas.

Chuvas acima da média no município


Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em Granja, 429,5 milímetros no mês de março quando o esperado é 282,1 milímetros. Choveu 52,3% acima do esperado.

Já conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dois reservatórios localizados em Granja já atingiram neste ano o seu volume máximo de capacidade. São o Gangorra com volume de 54,4 milhões de m³ e o Itaúna com volume de 72,58 milhões de m³).

O Rio Coreaú fica situado no Vale do Coreaú. Ele passa pelos municípios de Ibiapina, Frecheirinha, Mucambo, Ubajara, Coreaú, Moraújo, Uruoca, Granja e Camocim, onde deságua no Oceano Atlântico.

Fonte: G1/CE





Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários