Recent Tube

Pesquisa revela os elementos que mais identificam o cearense

Imagine a seguinte cena: almoço na exuberante praia de Jericoacoara. No cardápio, baião de dois com um complemento ao seu gosto. Ao fundo, o cantor Fagner se apresenta tocando músicas de sucesso que embalam sua carreira ao longo das últimas cinco décadas. Logo após seu show, o humorista Tirulipa diverte com suas cômicas piadas e, para o encerramento da noite, um autêntico forró pé de serra. Este seria um cenário perfeito para você? Para a maioria dos cearenses, sim.

O Instituto Opnus realizou pesquisa com 1.693 cearenses, entre os dias 19 de março a 23 de maio deste ano, com o objetivo de conhecer os "queridinhos" em cinco quesitos: comida típica favorita, praia que mais deseja conhecer, humorista preferido, cantor ou banda de preferência e símbolo que mais representa o Ceará. O baião de dois é a comida típica com a maior preferência dos cearenses, sendo apontado por 37% como comida favorita. É quase impossível dissociá-la ao sabor do Sertão. O prato é ainda mais querido entre os fortalezenses: na Capital, praticamente metade dos entrevistados (48%) respondeu que o baião é sua comida típica preferida.

Encantadoras

Quando o assunto é praia, o Ceará tem algumas das mais belas do mundo. A famosa Jericoacoara é a que os cearenses mais querem conhecer, conforme 30% das respostas. Esse número é maior ainda entre os mais jovens: 34% dos entrevistados entre 16 a 24 anos e 39% de 25 a 34 anos afirmaram que Jeri é a praia que povoa o desejo de visita. Com suas imponentes falésias, Canoa Quebrada ficou em segundo lugar, interessando a 13% das pessoas consultadas.

Riso solto

Humor e Ceará são quase sinônimos. A alegria por aqui fez morada. E, nesse quesito, Tirulipa é o humorista da terra mais querido do público local, garantindo a preferência de 17% dos entrevistados, com destaque especial entre os mais jovens. Seu pai, Tiririca aparece em 2º lugar (15%), empatado tecnicamente com Tom Cavalcante (14%). A margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sons que embalam

Com décadas de carreira como cantor e compositor renomado em todo o País, Raimundo Fagner é o artista cearense favorito do Estado, com 22% das menções. Em seguida, aparecem cantores mais jovens, mas também de grande sucesso na cena nacional: Wesley Safadão é o preferido por 11% dos entrevistados, seguido de Xand Avião (4%). Entre o público mais jovem, no entanto, Safadão surge na liderança, seguido por Xandy.

Ícone

Empatados tecnicamente em primeiro lugar, dois símbolos que representam muito bem o Ceará e o cearense: de um lado, a festa e alegria e, de outro, a fé. O forró foi apontado por 16% dos entrevistados como o principal símbolo do Estado. A figura de São Francisco, Santo com a maior quantidade de devotos no Ceará, aparece em 2º lugar, ainda que tecnicamente empatado com o primeiro colocado. Para 15% dos entrevistados, a estátua do Santo é o principal ícone cearense. Logo em seguida, com 13% dos votos, surge outro religioso com singular destaque entre os católicos. O monumento de Padre Cícero, erguido no Horto em Juazeiro do Norte, ficou com a terceira colocação.

Variações

O cientista político Pedro Barbosa, responsável pelo estudo e diretor da entidade à frente da pesquisa, destacou que o resultado traz elementos que demonstram a pluralidade existente no Estado.

"Quando fazemos um recorte do interior, a religiosidade sobrepõe aos outros ícones. As romarias presentes, sobretudo, no Cariri e Canindé, são fortes influenciadores. Nestes locais, as figuras de São Francisco e Padre Cícero despontam como as mais representativas", pontua.

Em Fortaleza, as preferências mudam. "As praias, jangadas e estátua de Iracema são consideradas os principais símbolos pela maioria dos entrevistados que residem em Fortaleza e Região Metropolitana", conclui.








Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários