Facebook Twitter Google RSS

Com participação chavalense, coletânea "Piauí em letras 2" será lançado em Teresina


Acontecerá no próximo dia 20, na Academia Piauiense de Letras, o lançamento da segunda coletânea do Piauí em letras 02.  Trata-se de um projeto literário que reúne escritores de várias regiões do Piauí, um sonho que foi moldado aos poucos, até se transformar em realidade.

Somos, em sua maioria, escritores amadores, que resolvemos correr o risco de expormos nossos rabiscos, mas, posso dizer que já galgamos alguns degraus, pois saímos do nada para o nada mais, rs.

Escrever é um ato solitário, mas não precisa ser assim,a arte da escrita quando compartilhada é extremante prazerosa. Hoje, sinto-me como parte de algo muito maior que a solidão dos meus versos. Se, antes minhas mãos estavam vazias, hoje, foram preenchidas pelas mãos calorosas dos demais amigos que fazem parte desse projeto.

O projeto é de valor incalculável pelo que representa para os participantes, espera-se que outros solitários escritores possam vir a participar das futuras edições, esse é nosso maior desejo. O livro em si, não tem valor comercial, mas o prazer de desenvolvê-lo é como gestar um filho fora do corpo, e, cada um com seu jeito peculiar,continue o DNA dessa coletânea.

Esse ano teremos a participação do amigo José Paraguassú, da cidade de  Floriano no Piauí, grande escritor e cantor (e não é de banheiro), sua competente esposa Diná Paraguassú, ambos da academia Albeartes, que formam o "casal 20" das letras, reformulando,  casal 20 é aquele casal chato "nutela", melhor chamá-los de casal top, agradabilíssimos como companhia!

Amanda Gomes, uma menina que escreve como gente grande, coloca nos versos seus sonhos e loucuras, sua alma doce e selvagem, criatividade e  iniciativa é seu cotidiano; Mozaniel Almeida,"o piauiense mais piauiense que há", mora em Sergipe, mas até as pedras do Piauí o reconhecem, descreve tão bem o cotidiano, que ao ler seus contos e causos, pensamos ser parte da história; crítico e bem - humorado, nada escapa ao seu  aguçado olhar  sobre a vida; um amigo - irmão que a vida  me presenteou  para conhecer o verdadeiro sentimento de amizade,  lealdade e respeito, dispensa a mim e minha família um amor fraternal sincero e gratuito, mesmo quando estou um limão azedo.

Adrião Neto, de Teresina, escritor consagrado, o organizador da nossa  coletânea, homem forte que não foge da raia diante das dificuldades, se receber um "não", ele insiste até vir o "sim", grande historiador, que já conquistou até o Maranhão,  apaixonado pelas letras e histórias do nordeste, acreditou em nossa proposta e vestiu a camisa, e não foi de força; Antonio José, do litoral piauiense, um  competentíssimo educador, cara batalhador, poeta e articulista, juntamente com sua linda esposa, tem sido um dos maiores entusiasta e divulgador desse projeto na região litorânea do Piauí.

João Passos, de Cocal no Piauí, historiador e pesquisador consagrado, acabou de escrever outro capítulo de sua história com o nascimento de seu filho Caio, escritor versátil que com seus versos firmes e sensatos de amor ao país, à família e a vida, vai fazendo das letras uma história.

Aila Brito, de Cocal do Piauí, poetisa completíssima, percorre todos os gêneros, do Soneto ao Cordel, mulher forte com semblante de menina, criadora de novas formas poéticas, com sua presença marcante no mundo e nas letras; Edivaldo Lima,  de Uruçuí no Piauí, membro da Academia de Poesia do Piauí, o "Cauboy da poesia", um cara  sensível que respira poesia e  vê o mundo pela ótica do amor.

Eva Graça, uma mulher de fibra que leva as letras para seu trabalho como educadora, seja na escola, no teatro ou onde estiver, pois ela faz da vida um grande palco, estrela de primeira grandeza transformando a vida numa peça; Milton Borges, de Teresina, escritor consagrado, grande romancista policial, com ele é café com bala, contos interessantíssimos do universo policial.

Cristiane Santos, de Parnaíba, litoral do Piauí, compositora com belas letras de músicas, gosta de fábulas, confabulando com sua intuição à flor da pele, talento não lhe falta. Dilma Pontes de Brito, membro da Academia Parnaibana de Letras, escritora consagrada no Piauí, com suas trovas e artigos perspicazes ou quando não está cheia de Lero-Lero (um dos seus livros já publicado), com ela não tem tempo ruim, é levantar e esperar o sol nascer, pois ele virá, no Piauí, com certeza ele virá, rs.

Pronto! Parei. Passar o bastão para Mozaniel, que não tem medo de escrever, só de alma penada!

Continuando nossa saga, ainda participam conosco o amigo Luís Augusto: Nasceu na beirada do Rio Uruçuí e aprendeu nas águas da literatura pescar de piaba a lambari, mas é no Cordel onde se sente mais afoito para atirar seu anzol. Lena Lustosa: Falar de Lena, para mim seria difícil se não fosse fácil. É de fácil sorriso, fácil no agradar, fácil de amar. Escreve como quem come torresmo com farinha; agrada sem fazer esforços e se faz amar pelo que é. Pelo conjunto da obra é a melhor de nós.

Euzeni Dantas: Produtora cultural e professora. Reside na terra de Da Costa e Silva e também tibunga nas águas da poesia onde flutua com destreza. Tem a sensibilidade transbordada nos seus versos. Marcello Silva: Escritor, poeta e blogueiro. Autor de vários livros o que lhe faz conhecedor dos estreitos caminhos da comunicação. É natural do CERAPIÓ, nascido do Ceará (Chaval), contudo mora na Parnaíba, a Princesa do Igaraçu.

Não podemos deixar de agradecer aos participantes da primeira coletânea e que não estarão conosco nessa segunda, mas fica nosso muito obrigado aos amigos: Carlos Alberto Araújo Silva, Christian Messias, Dariane Alves, Esperanza Vaz, João Alves, Antônio Carvalho Neto, Marta Queiroz, Vinicius Cronemberger.

Lena Lustosa e Mozaniel Almeida
Fonte: https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/6692490






Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Se inscreva no nosso canal

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada