Recent Tube

Dois tremores são registrados no Oceano Atlântico próximo à costa do Ceará

LabSis/UFRN, USGS, RSBR
Dois tremores foram registrados no Oceano Atlântico no sábado (10) perto da costa cearense. O primeiro, com magnitude de 4.1, à 0h04 e o segundo, de 5.1, à 1h41. O registro foi feito pelo Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os dois eventos se assemelham a um único tremor anterior que foi registrado no último dia (4), que teve magnitude maior, com 5.8 de magnitude. 

O primeiro evento da madrugada não aparecerá nas listas internacionais de registros de fenômenos naturais USGS (EUA) e EMSC (Europa), que só divulgam tremores de magnitude acima de 4.5, de acordo com a UFRN.

O evento principal, de magnitude 5.1, teve o epicentro localizado aproximadamente a 1.205 km a nor-nordeste de Acaraú; a 1.259 km a norte de Fortaleza; a 1.122 km a noroeste dos arquipelados do São Pedro e São Paulo; a 1.360 km a nor-noroeste de Fernando de Noronha (PE); a 1.375 km a nor-nordeste de São Luís (MA) e a 1.490 km a nor-noroeste de Natal (RN).

Sem risco de tsunami, diz sismólogo

De acordo com o sismólogo da UFRN, Eduardo Santos, não se trata de tremores atípicos, portanto, não apresentam risco de tsunami ou algum outro fenômeno natural. Ele reforça, ainda, que o tremor ocorre pois as placas tectônicas deslizam em movimento horizontal, uma em relação a outra. 

O sismólogo afirma ainda que, para a geração de tsunamis, é necessário um movimento de "sub ducção, onde uma placa mergulha sob a outra", em sentido vertical.

Fonte: Diário do Nordeste






Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários