Recent Tube

Mais de três toneladas de óleo são retiradas de praias no Piauí

Foto: Divulgação/ Marinha
A Marinha divulgou um balanço do trabalho de limpeza das praias localizadas no Litoral do Piauí. Desde as primeiras ocorrências, já foram retiradas mais de três toneladas de resíduos oleosos em Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, desde o início do monitoramento em setembro.

Conforme o levantamento, só nos últimos três dias foram recolhidos 2.768 Kg de óleo. A praia de Pedra do Sal foi o local onde houve uma quantidade expressiva de mancha de óleo, pois no feriado foram recolhidos da praia 201 Kg, no dia seguinte este número foi oito vezes maior com 1 650 k de resíduos oleosos.

Na Praia de Atalaia que desde o dia 14 de novembro foi decretada imprópria para o banho foram retirados 80kg de resíduo no dia 14 de novembro, no feriado (15 de novembro) foram 830 kg e no dia 16 de novembro somente dois quilos. Já a Praia Peito de Moça registrou cinco quilos de manchas de óleo em sua orla.

"As manchas de óleo são diferentes das outras vezes, que tinham aspecto de massa. Desta vez, elas são pulverizadas, como se fossem moedas na areia e na água. Outras praias atingidas foram: Pedra do Sal, em Parnaíba, Peito de Moça e Coqueiro, em Luís Correia e Delta. Estamos com uma força tarefa para fazer a limpeza desses pontos", explicou o comandante Dante Duarte.

Segundo o capitão, no Delta do Parnaíba será feito uma limpeza pela Capitania do Maranhão e Exército Brasileiro. Já nas praias piauienses, uma força tarefa foi montada para limpar os pontos atingidos com ajuda do Ibama, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Defesa Civil

A Marinha do Brasil monitora o litoral do Piauí desde o dia 2 de setembro deste ano. Desde 30 de setembro não havia presença de óleo nas praias piauienses. No entanto, novas manchas apareceram na Praia de Atalaia nessa quinta-feira (15) e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) decretou a praia imprópria para o banho.

Óleo no Delta do Parnaíba

A Marinha do Brasil confirmou na tarde sexta-feira (15) reaparecimento de manchas de óleo no Delta do Parnaíba, o maior das Américas. Desta vez, o material foi encontrado na Praia do Pontal, em Ilha Grande, parte pertencente ao Piauí. Outras cinco praias piauienses voltaram a ser atingidas pelo material desde quinta-feira (14). A Praia de Atalaia foi decretada imprópria para banho.

Turistas sujos de óleo

Alguns turistas que estão na Praia do Coqueiro, situada no município de Luís Correia, e na Pedra do Sal, em Parnaíba, tiveram contato com as manchas de óleo que reapareceram no litoral piauiense.

Apesar do registro, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) não confirmou a presença de manchas na Praia do Coqueiro e reforçou que apenas a Praia de Atalaia continua imprópria para banho. Já a Marinha confirmou as manchas de óleo no local nesta sexta-feira (15).

De acordo com a Marinha, a análise de balneabilidade de uma praia é uma prerrogativa da Semar, que avalia tecnicamente os parâmetros com base em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Fonte: G1/PI






Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários