Recent Tube

Cabaça - garrafa térmica do nordestino raiz!


A cabaça, também conhecida como porongo, é uma das primeiras plantas a serem cultivadas no mundo. A diversidade de utilidades para a cabaça tem herança indígena, já que quando os portugueses chegaram ao Brasil ela já era utilizada tanto na alimentação, quanto para armazenamento de água e na confecção de instrumentos musicais.

Com o passar dos anos, a utilização da cabaça foi se moldando de diferentes formas nas regiões do país. No norte, em casas de ribeirinhos, indígenas e quilombolas, ela ainda é usada como balde, bacia, tigela ou cuia para tomar o famoso tacacá. Também podem ser feitos instrumentos de trabalho para pescadores, seringueiros e produtores de farinha de mandioca.

No Nordeste elas ainda são usadas para armazenar e transportar água pelo sertão além de também ser usada para guardar sementes, alimentos e outros objetos. Cortam-se cuias que são usadas nas feiras como unidade de medida para pesar, comprar e vender itens como farinha e tapioca, além de líquidos. Nelas também se guardam as sementes do replantio, a nata pra fazer manteiga, mel e até peças de roupa

No Sul e no Centro Oeste do Brasil, é o fruto do porongo objeto de cuidados especiais e a grande atração das rodas de chimarrão e de tereré. Na forma do numero oito, cortados na parte de cima, furados e polidos com cera, prontos pra receber a erva mate com água morna ou fria, deles se fazem cuias que passam de mão em mão, sempre à direita, como manda o antigo ritual de sociabilidade dos mateadores.

Muitos artistas também escolhem a cabaça como a principal matéria prima para o artesanato. Por conta de sua versatilidade e dos diferentes formatos e tamanhos que podem ser obtidos, são feitas de peças decorativas a utensílios e instrumentos musicais.







Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários