Recent Tube

Após mutirão, um verdadeiro tesouro é descoberto na Biblioteca Pública de Chaval.


Você lembra a última vez que viajou sem sair de casa? Quando você se permitiu entrar no universo de um livro? Você lembra a ultima vez que visitou a biblioteca pública da sua cidade? Você lembra quem foi a pessoa que te alfabetizou? Qual foi a primeira palavra que você aprendeu a ler?

Tentando compreender a subjetividade do universo dos livros que, no último sábado (25/01), o Coletivo Ágora Chaval, com aval da Secretária de Educação, realizou um mutirão de limpeza na Biblioteca Pública de Chaval e grata foi a surpresa: diante da poeira, um verdadeiro tesouro literário (e não literário) se revelou. O acervo que compõe a biblioteca é digno de ocupar universidades e\ou outros centros de pesquisas e estudos. Livros raros e grandiosos, coleções respeitadas, clássicos universais e um rico acervo da literatura cearense. 


De Eduardo Galeano, Humberto Eco a Câmara Cascudo; de Raquel de Queiroz a Patativa do Assaré... Filósofos, Historiadores. Da Ecologia a Religião. De tudo se encontra no acervo. A biblioteca possui um área ampla e arejada para pesquisa e leitura. A biblioteca é um convite a multidimensão contida nos livros, uma oportunidade única de viver inúmeras vidas, pois, segundo Voltaire: "A leitura engrandece a alma."


Uma pesquisa de 2018, divulgada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), indica que a leitura é um hábito de 56% dos brasileiros. Em média, os entrevistados disseram ler 2,54 livros nos três meses anteriores à realização da pesquisa. Assim, de acordo com o levantamento, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. (...) para muitos brasileiros o livro é um artigo de luxo. Uma das saídas para dirimir esse problema seria investir em bibliotecas, espaços democráticos de acesso aos livros, à leitura e à informação de uma maneira geral. Outro papel importante, e voltamos ao começo, é o da família e o da escola na formação de leitores. O gosto, ou hábito, da leitura pode ser formado desde muito cedo, com o contato direto com o texto, principalmente literário, que se mostra mais atraente para estes leitores. (FAPEMA)

Quanto a estrutura física da Biblioteca Pública Municipal de Chaval, na ocasião do mutirão, o Secretário de Educação, Maurício Melo, afirmou que o teto já estava sendo reformado e que a parte interna seria restaurada nos próximos dias.

Participaram do mutirão, além Ágora, membros do Conselho Tutelar de Chaval, as educadoras e amantes da Literatura: Isabel Barros e Karol Andrade.

Nota do Coletivo Ágora Chaval: 
"Vamos manter viva nossa biblioteca!? é um convite não só ás autoridades competentes, mas também, a sociedade civil, às escolas do município, aos estudantes e amantes da leitura. Vamos dá vida e movimento ao espaço!




Arte de divulgação/@agorachaval



















Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários