Recent Tube

Uespi Parnaíba realiza curso de férias sobre Mulheres na Filosofia

O campus Alexandre Alves Oliveira, em Parnaíba, realiza o curso de férias “Vozes silenciadas: a presença das mulheres na Filosofia” entre os dias 10 e 15 de fevereiro. O curso está com as inscrições abertas no site do evento. A proposta da atividade almeja investigar o trabalho de algumas filósofas ao longo da construção da história da filosofia e perceber como a influência feminina foi importante para o desenvolvimento do pensamento filosófico.

O curso pretende apresentar as vozes, muitas vezes, pouco ouvidas das mulheres em discussões filosóficas fundamentais. Ele será ministrado unicamente por mulheres, professoras da Universidade Estadual do Piauí e Universidade Federal do Piauí, de modo a alcançar um público amplo, de alunos e da comunidade interessada em compreender um pouco mais da presença feminina no percurso do pensamento ocidental.

A professora e uma das organizadoras, Solange Costa, afirma que ainda dentro das universidades e outras instituições de ensino, pouco trabalha-se com mulheres na Filosofia, então essa é uma questão histórica. “Infelizmente, por mais que nós tenhamos uma grande porcentagem de mulheres filósofas, pouco se fala da história delas. Nesse sentido, esse curso objetiva dar visibilidade à essas mulheres para que os estudantes do curso de Filosofia e outros cursos tenham acesso à esses textos”, diz.

A programação conta com a cada dia, durante uma semana, com uma professora diferente que trabalhará com textos de uma filósofa, totalizando cinco professoras ministrantes e cinco filósofas estudadas. O curso ocorrerá de forma dialogada, baseada em textos e discussões que serão previamente disponibilizadas para os alunos inscritos.

A Profª Adriana Alves de Lima Lopes irá discutir sobre “As mulheres na Grécia Clássica”. A proposta pretende ressaltar a relevância dessas mulheres a partir dos aspectos de sua biografia, historicidade, formação intelectual. “Discutiremos sobre a condição feminina a partir de três pensadoras: Safo de Lesbos, poetisa lírica e sua conexão com o pensamento filosófico; Aspásia de Mileto, professora, filósofa, estudiosa da retórica e conhecida como prostituta; Diotima de Mantinéia, sacerdotisa e filósofa, de grande contribuição para a filosofia socrática”, conta.

O curso tem carga horária de 60 h/a e oferta 40 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online ou no evento até quando houver vagas.

Fonte: Uespi





Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários