Recent Tube

Ceará tem cerca de 2 mil policiais afastados por Covid-19

Foto: Helene Santos
As polícias Civil e Militar, assim como outros setores da sociedade, são afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Conforme dados da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Adepol) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), cerca de 2 mil policiais, entre civis e militares, estão afastados das funções por confirmação ou suspeita de Covid-19. Demandada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não divulgou os números de servidores infectados pela doença.

Na Polícia Civil do Ceará (PCCE), segundo dados repassados pela Adepol na última segunda-feira (18), aproximadamente 400 servidores estão de atestado médico por sintomas da Covid-19, sendo que pelo menos 300 deles têm a doença, confirmada por exame. Isso representa uma queda de 13,3% no efetivo da Instituição, que conta com cerca de três mil policiais.

O presidente em exercício da Adepol, o delegado Gustavo Pernambuco, já teve a doença, com a apresentação de sintomas leves, foi curado e voltou ao trabalho. Segundo ele, "a Polícia Civil, como um todo, vem sofrendo com o aumento dos casos de coronavírus no Estado. Os policiais civis estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Nas delegacias, os atendimentos continuam a ser realizados, no momento dos flagrantes e no recebimento da população", explicou.

"Esses afastamentos, lógico, prejudicam nosso dia a dia, nossos trabalhos de investigação. Mas isso está sendo compensado pelos policiais na autorização de novas ferramentas de investigação e também na adaptação do seu trabalho", pondera o delegado.

Outro policial civil, que preferiu não se identificar, afirma que, na Delegacia onde é lotado, há muitos policiais afastados por suspeita de estarem contaminados. "Estamos trabalhando em escala reduzida e com revezamento de efetivo. Isso consequentemente atrapalha nas investigações porque estamos dando prioridade apenas a casos bem graves e o processo corre mais lento", revela.

Gustavo Pernambuco assumiu a presidência da Adepol após a morte do então presidente, o delegado Milton Castelo Filho, em decorrência de complicações causadas justamente pela Covid-19, no dia 15 de abril deste ano. Milton tinha 61 anos e é o único caso confirmado de morte pelo novo coronavírus nos quadros da Polícia Civil do Ceará. Ele trabalhou por 30 anos na área da Segurança Pública.

Militares

Na Polícia Militar, o número de agentes afastados é maior, mas a perda percentual para a Instituição é menor do que na Polícia Civil. Conforme dados oficiais da PMCE referentes ao último sábado (16), obtidos pela reportagem, 1.656 policiais militares estavam afastados por apresentarem os sintomas da Covid-19, dos quais 255 tiveram a confirmação da doença. O que significa uma diminuição de cerca de 7,5% no quadro da ativa da Corporação, que tem mais de 22 mil militares.

Um oficial da PMCE que atua em Fortaleza e não quis se identificar afirmou que o prejuízo não está maior para a Instituição porque a maioria dos policiais que estavam com as férias programadas para esse período de pandemia pediu para adiá-las, para seguir em atividade, o que quase compensou as perdas por afastamento por motivo de saúde.

Em contrapartida, segundo o militar, o efetivo da Polícia Militar tem que dividir a atenção que tinha no combate à criminalidade, principalmente às facções, com a dispersão de aglomerações de pessoas e a realização de blitze, medidas adotadas pelo Governo do Estado para diminuir o fluxo de pessoas e, consequentemente, a propagação do novo coronavírus. Isso em um momento crítico também para a Segurança Pública do Estado, que apresentou um aumento de 100% no número de homicídios, nos quatro primeiros meses de 2020, em comparação a igual período de 2019.

Outro oficial, que trabalha no Interior (onde há menos casos de Covid-19 do que na Capital) e também pediu para não ser identificado, afirma que "no começo da pandemia, o trabalho ficou muito comprometido. Agora, não, está praticamente normalizado, nada que comprometa o efetivo", destaca.

A Polícia Militar já perdeu quatro integrantes pela doença. Entre eles, o tenente-coronel João Océlio Atanazio Alves, de 50 anos, que morreu no dia 8 de abril último. Ele tinha hipertensão e ficou hospitalizado durante semanas. Alves comandava o 3º Batalhão Policial Militar (Sobral).

Secretaria

Apesar de não fornecer os números de policiais civis e militares afastados, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social garantiu, em nota, "que não há comprometimento na realização dos trabalhos de servidores do Sistema de Segurança Pública do Estado em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)". "A SSPDS esclarece que elaborou um plano de enfrentamento à doença visando à preservação da integridade física de seus agentes da segurança pública e à manutenção dos serviços essenciais em todo o Estado do Ceará".

A Pasta informou que os profissionais da Segurança Pública do Estado já receberam 70 mil máscaras de proteção facial, das quais 20 mil foram entregues apenas na última segunda-feira (18), além de outros equipamentos de proteção. "O plano também estabelece que atividades administrativas em todas as vinculadas sejam realizadas remotamente, sem a necessidade de o servidor se deslocar aos locais de trabalho, comparecendo às unidades apenas se houver necessidade. Os profissionais foram orientados a cumprir as recomendações sanitárias no intuito de reforçar a higienização pessoal e de equipamentos, bem como de viaturas, laboratórios, corredores, corrimãos, maçanetas, cadeiras e outros locais com fluxo de pessoas", acrescentou.

Por fim, a Secretaria da Segurança disse que acompanha os casos suspeitos e disponibiliza a realização de testes rápidos para detectar a presença do vírus, bem como orienta aos profissionais que sejam encaminhados para unidades de saúde.








Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários