Recent Tube

Feira de Domingo | por Iolanda Nogueira

Reprodução/Iolanda Nogueira

Chaval, 11:00h da manhã do dia 12 de Julho de 2020. Apesar do sol tipicamente cearense, a frieza das ruas da cidade é de arrepiar.
O fervilhar de pessoas no vai e vem das barraquinhas de frutas trazidas da serra, e das barraquinhas de roupas da feirinha dos domingos, deu lugar ao isolamento trazido pela pandemia do Coronavírus. 
O silêncio ensurdecedor, às vezes é cortado pela brisa fresca, trazendo, de bem longe, as notas musicais dos anos 70.Às vezes o silêncio permite q se escute o delicado barulho das folhas secas vagando pela pracinha central. 
Aqui, acolá, passa um jovem motociclista querendo "aparecer" botando o pneu de sua moto pra cantar no asfalto, levado pela inconsequência natural da sua idade. 
Num dos canteiros da praça, um cãozinho curioso assiste ao espetáculo dos passarinhos e das cigarras, enquanto as borboletas dançantes dão o tom da festa, e se enchem de orgulho por poder mostrar que no momento, a liberdade é exclusiva deles e, que, eles sim, é que são os verdadeiros donos das ruas. 
Quando Chaval voltará a ouvir o barulho familiar das manhãs de domingo, como o tilintar das moedas dos comerciantes?
Dos caminhões carregados de frutas e hortaliças trazidas da serra? Dos gritos das mães aflitas pelos meninos danados? Das buzinas aperreadas chamando pelos seus passageiros, vindos de outros cantos para suas compras semanais? 
Quando Chaval ouvirá os burburinhos daqueles que entre uma compra e outra combinam com seus amigos para que praia vão de tarde, ou onde vão jogar o futebol de todo fim de semana, ou, ainda, aqueles que preferem se aventurar pelas imponentes pedras chavalenses?
Como nas novelas da televisão, em Chaval todo mundo se conhece e é ligado de algum jeito. A feira de domingo é mais um ponto de encontro, onde todos se cumprimentam com beijos, abraços e sorrisos.. Mas vai passar... A pandemia vai embora, e que os domingos tragam de volta, o calor humano e a feira das manhãs de domingo.

*Iolanda Nogueira - Educadora, Artesã e Escritora. 








Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários